Hoje foi dia de vestir azul na Cúria Diocesana de Jundiaí, como forma de assinalar apoio ao mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal.
A iniciativa vem de encontro com uma campanha educativa mundial que, durante o Novembro Azul, serve para convocar os homens a cuidarem de sua saúde, ressaltando a necessidade e importância da regularidade na realização dos exames para a saúde masculina.
O principal objetivo é alertar para o câncer de próstata, uma doença que um a cada seis homens desenvolverão em algum momento da vida. Por isso, é tão importante a realização dos exames.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
Outro ponto em relação à saúde do homem envolve o câncer de pênis que, em alguns casos, resulta na amputação do órgão. A estimativa do INCA é que ocorram 1.130 novos casos da doença neste ano. Os principais fatores de risco são higiene íntima inadequada e infecção por HIV.
Para saber mais, acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-prostata