20 de abril de 2024

Jundiaí /SP

Retiro de formação e atualização de agentes da Pastoral da Sobriedade

A Pastoral Diocesana da Sobriedade realizou entre os dias 10 e 12 de fevereiro, na Casa de Oração Monte Sinai, em Jundiaí, curso de capacitação e formação para novos agentes e atualização para os que já atuam na pastoral, com o tema central “Eu e minha casa serviremos ao Senhor!

Ao longo destes dias, cerca de 100 pessoas, entre participantes e grupo de apoio,

Se revezaram nas 46 atualizações e 27 formações de novos agentes, vindos das cidades de das cidades Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Salto e Louveira.

O encontro iniciou na noite da sexta-feira, com celebração eucarística presidida pelo Pe. Adriano Ferreira Rodrigues.

Ao longo do segundo dia, falaram a coordenadora estadual da Pastoral, Maria Inês Resende, e Joaquina sobre diversos conteúdos de interesse dos agentes como o Estatuto da Pastoral da Sobriedade, a espiritualidade da Pastoral, formas de abordagem aos dependentes químicos e suas famílias e diversas orientações como, preenchimento de documentos, entre outras ações. Ainda no sábado, o Diácono Permanente Antônio Lança, da Paróquia São Francisco de Assis, da cidade de Várzea Paulista, conduziu a celebração de adoração ao Santíssimo Sacramento.

No domingo, o Cabo Peixoto, da Polícia Militar de Jundiaí, falou sobre “as drogas e seus males”. Atualmente, cerca de 25% da população brasileira sofre desse mal. 

A Pastoral da Sobriedade busca orientar e capacitar seus agentes, pessoas que, de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida. A palestra abordou a prevenção ao uso do álcool e outras drogas, com o intuito de alertar e conscientizar sobre a questão e diminuir os riscos e prejuízos que o uso abusivo dessas substâncias possa oferecer ao indivíduo e à sociedade.

Às 12h30, o padre Samuel Maciel Romão, diretor espiritual do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, presidiu a Santa Missa de envio dos agentes, seguida da entrega dos certificados, encerrando o encontro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima