20 de abril de 2024

Jundiaí /SP

Rafael de Araújo é ordenado presbítero da Santa Mãe Igreja

A Diocese de Jundiaí celebrou neste sábado, 22 de janeiro, o grande dia da vida do Diácono Rafael de Araújo Santos, o dia em que ele foi configurado a Jesus Cristo, como verdadeiro presbítero do Novo Testamento.

Dentro das festividades do Dia São Sebastião, padroeiro da paróquia e da cidade de Cajamar, fiéis leigos, internautas e clérigos reuniram-se no Ginásio Poliesportivo Lamartine de Paula Lima e participaram da Santa Missa com o rito de Ordenação Presbiteral do então diácono Rafael de Araújo Santos. A celebração começou às 10h, foi presidida por Dom Vicente Costa e concelebrada por 26 presbíteros diocesanos.

Durante a homilia, Dom Vicente manifestou sua alegria em ordenar mais um sacerdote para a Igreja (dois dias antes, o Bispo Diocesano ordenou presbíteros da Igreja Matheus Henrique Silva e Rodolfo Cavallaro). Ele recordou o lema escolhido por Rafael para a ordenação, “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar plenamente sua obra” (Jo 4, 34). Nesse sentido, desejou que o ministério do novo presbítero seja guiado por este amor à missão, dando sua vida como ministro ordenado para a sua própria salvação e daqueles a quem o Senhor lhe confiar.
Dom Vicente convidou Rafael, em sua missão como padre, a agir como bom Pastor, agindo sempre segundo o coração de Jesus.

Agradecimento e homenagem

Ao final da celebração, o já ordenado Presbítero Rafael de Araújo agradeceu a Deus o dom da vocação, semeada na família e sempre incentivada por amigos, pelo povo. O novo presbítero diocesano manifestou sua gratidão aos que lhe foram próximos, formadores, padres, familiares e a todos os que o ajudaram e rezaram durante esse tempo de estudos, pastoral e discernimento. “Quero gastar a minha vida em busca de realizar o plano que de Deus deseja. Quero gastar a minha vida em busca de realizar plenamente a obra de Deus e sob a proteção da Virgem de Guadalupe desejo viver meu sacerdócio em favor da salvação das almas”, declarou emocionado.
Padre Rafael convidou a todos para homenagear a Virgem de Guadalupe: Eu tenho uma mãe que me protege, que me acolhe e me cobre com seu manto todos os dias por isso, convido alguns casais que me acompanharam, religiosas, jovens do Setor Juventude para depositarem rosas vermelhas aos pés a Virgem de Guadalupe, padroeira das América”.

Em seguida, o coral, composto por jovens e seminaristas diocesanos, entoou o canto “Mãe do Céu Morena”, sendo acompanhado por toda a assembleia presente.

Após a celebração, o novo presbítero recebeu o carinho dos fiéis, especialmente dos familiares e dos jovens do Setor Juventude, vindos das 11 Regiões Pastorais Diocesanas, que confraternizaram com ele. Há três anos o agora padre Rafael acompanha o Setor Juventude Diocesano.

Na tarde do mesmo dia de sua ordenação, Padre Rafael celebrou sua primeira missa no Santuário Diocesano Santa Rita de Cassia, em Jundiaí.

Fotos: Gabriela Achete

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima