12 de junho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Presidente da Cáritas Diocesana visita Associação Rainha da Paz

O Padre Joaquim de Souza Filho, Diretor Presidente da Cáritas Diocesana de Jundiaí, iniciou uma série de visitas às organizações associadas à entidade, presentes no território da Diocese de Jundiaí.

As visitas começaram no dia 7 de fevereiro e a primeira instituição a ser visitada foi a Associação Beneficente Comunidade de Amor Rainha da Paz, que fica em Santana do Parnaíba.

Padre Joaquim junto com a coordenadora de Projetos da Cáritas Diocesana, Maria Rosangela Moretti, foram recebidos pela coordenadora da Rainha da Paz, Luzia Helena, que contou a história da organização e acompanhou a visita, apresentando as instalações e descrevendo as atividades que são realizadas para o atendimento de crianças, adolescentes e jovens com deficiências múltiplas. Luzia representou o diretor presidente, Walter Barana Nicolosi, que está a frente da entidade num trabalho muito eficiente, empreendedor e que investe na obra.

Fundada em 4 de agosto de 2001 pelo Pe. Paulo Toni Junior, juntamente com um grupo de paroquianos da Paróquia Bom Pastor, localizada em Alphaville, a Instituição nasceu com a inspiração de ajudar o próximo e com o  objetivo de promover ações para garantir a habilitação e a reabilitação de pessoas com deficiências múltiplas, bem como fortalecer os vínculos familiares e comunitários, assim como a autonomia, a independência, a segurança, o acesso aos direitos contribuindo também para a inclusão à vida comunitária.

Padre Joaquim se encantou e ficou emocionado com a grandiosidade e importância que tem a missão e a visão dessa Organização da Sociedade Civil (OSC). “Parabéns à diretoria e toda sua equipe de colaboradores e voluntários”.

Para Maria Rosangela, “A experiência de conhecer os espaços de atendimento proporcionou a compreensão da complexidade desta organização que é referência no acolhimento e na reabilitação de pessoas com deficiência e de suas famílias, do atendimento multiprofissional, com clínica médica e odontológica realizada por voluntários. E atendimento de colaboradores na área de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem, psicologia, serviço social, informática”, afirmou.

A Tainha da Paz consiste muma obra de amor ao próximo, que nasceu da inspiração devocional à Nossa Senhora Rainha da Paz, de Medjugorje, que acolhe, assiste, acompanha, habilita e reabilita pessoas com deficiência e suas famílias, desde a infância até a juventude, com o objetivo de ampliar o trabalho também na fase adulta, porque a pessoa com deficiência “não recebe certificado independência”, e em alguns casos, depende de alguém para cuidá-la por toda a vida…

A isntituição possui valores espirituais e atitudes humanizadoras de respeito, empatia, alegria em acolher e atender a todos; transparência, compromisso, profissionalismo, com muita resiliência, coragem, atitude, criatividade, proatividade e muita dedicação de todos ao que fazem com alegria e amor.

Uma Organização Social com uma riqueza de atividades inovadoras na área de habilitação e reabilitação, com uma equipe multidisciplinar de profissionais colaboradores e voluntários: terapêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, médicos, enfermeiros, corpo de serviços administrativo, captação de recursos, e serviços em geral.

A Rainha da Paz dá atendimento às pessoas com deficiência, com programas e projetos socioassistenciais às suas famílias, de muitos municípios, como também doação de cadeiras de rodas personalizadas de acordo com a necessidade de cada assistido, alimento básico e suplemento nutricional de alto custo. Por isso, o investimento da instituição para execução de sua missão tem um valor muito elevado… Daí a importância de novos parceiros, voluntários e benfeitores. O carro chefe de captação de recursos é: a nota fiscal paulista ou a doção do cupom fiscal e, o bazar beneficente de roupas, calçados e demais assessórios…

O Diretor Presidente da Cáritas Diocesana de Jundiaí, Pe Joaquim, fez um convite ao final da visita. “Deixo aqui o meu convite para você conhecer essa obra de amor! Só se ama o que se conhece… E nós nos tornamos responsáveis por aquilo ou por quem cativamos”.

Para doar

A Rainha da Paz mantém o trabalho realizado com crianças e adolescentes por meio de doações. Dessa forma, é possível ajudar ou apadrinhar uma criança com doações únicas ou se voluntariando. Para saber mais, acesse o site abcrainhadapaz.org.br/   ou  Faça uma visita ao local: Estrada Ecoturística do Suru, 1833 – Santana de Parnaíba/SP.

Fone: (11) 4154-5060 / (11) 96409-5049

Rolar para cima
Rolar para cima