12 de junho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Presépio litúrgico de Dom Gabriel está em exposição no MAS em São Paulo

 

Ao visitar a exposição “A Tradição Paulista de Presépios” na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes em São Paulo, o visitante se depara com um tesouro histórico e religioso que abre a mostra: o Presépio Litúrgico de Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, 1º Bispo de Jundiaí, entre 1967 e 1982. 

A obra possui 39 peças, 15 delas estão expostas na exposição, remanescente do século XX, (1948) e oriunda de São José dos Campos (SP), é produzida em barro cozido policromado e retrata a cena do nascimento de Jesus Cristo em uma encenação detalhada e realista.

 

Presépio litúrgico de Dom Gabriel é um dos que estão na exposição do MAS-SP, até 7 de janeiro

A mostra apresentada pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) em parceria com o Metrô | Companhia do Metropolitano de São Paulo, fica em cartaz até o dia 7 de janeiro de 2024, na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes, conta com 23 conjuntos distintos, produzidos em diversos materiais, desde os tradicionais, como o barro e o gesso, até os mais inovadores, como a madeira e o metal.

Segundo Ramon Vieira, coordenador da mostra, a exposição “conta com pinturas, esculturas e objetos que demonstram a variedade de técnicas empregadas pelos artesãos, proporcionando ao público uma experiência única e enriquecedora”. 

“A pluralidade e abundância de materiais são testemunhos da criatividade dos artistas paulistas na interpretação da tradição natalina”, declara Ramon Vieira.

A exposição também conta com obras de outros importantes artistas paulistas, especialmente no Vale do Paraíba paulista. A mostra é uma oportunidade de conhecer a riqueza e a diversidade da produção presepista no estado de São Paulo.

Serviço:
Exposição: “A Tradição Paulista de Presépios”.
Data: 2 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024.
Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h (entrada permitida até as 16h30).
Local: Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes.
Endereço: Rua da Cantareira, 100, Estação Tiradentes, São Paulo (SP).
Entrada gratuita para usuários do Metrô
https://museuartesacra.org.br/

De São Paulo, Renato Papis 

 

Rolar para cima
Rolar para cima