No último dia 16 de junho, a Igreja celebrou a festa de Corpus Christi e foi com muita alegria e emoção que as comunidades paroquiais voltaram a fazer os tradicionais tapetes e a procissão de Corpus Christi, o que não havia sido possível nos últimos dois anos por conta da pandemia de Covid-19.
Em algumas paróquias, o talento e a criatividade tomaram conta. Diversos materiais foram usados para fazer os tapetes com desenhos alusivos ao Corpo e Sangue de Jesus. Já em outros, foram feitos tapetes solidários, com alimentos e cobertores para doação aos mais pobres.
Confira alguns registros de como esta festa litúrgica foi celebrada na Diocese de Jundiaí:
Dom Vicente Costa, Administrador Apostólico, presidiu a missa de Corpus Christi na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, às 9h30.
Já na parte da tarde do dia 16, Dom Vicente presidiu a missa em Santana de Parnaíba.
Já a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Várzea Paulista, realizou uma carreata após a missa.
Com muito zelo e capricho, os fiéis da Paróquia São João Bosco começaram a confecção dos tapetes pela madrugada, preparando a grande festa de Corpus Christi:
Em Cajamar, a Paróquia São Sebastião realizou, pela primeira vez, o tapete solidário. E em apenas 15 dias a comunidade arrecadou uma enorme quantidade de alimentos e agasalhos, cerca de uma tonelada, que estiveram presentes na confecção do tapete.
Após a solenidade e nesses dias, toda a arrecadação será distribuída às famílias carentes assistidas pela Paróquia.
A solene celebração eucarística foi campal, às 16h30, seguida de carreata que percorreu as ruas do centro de Cajamar.