24 de fevereiro de 2024

Jundiaí /SP

Paróquia São Benedito realizou Semana da Consciência Social

No período de 14 a 20 de novembro, tendo como motivação o 6º Dia Mundial dos Pobres e a Semana da Consciência Negra, foi realizada na Paróquia São Benedito, na cidade de Salto, a 1ª Semana da Consciência Social.

O evento teve por objetivo promover uma ação de conscientização social junto à sociedade, em especial em relação aos menos favorecidos, excluídos e vítimas de discriminação social, racial e religiosa.

Por meio de palestras e debates, com interação com a assembleia, ofereceu aos agentes de pastorais, movimentos e entidades civis melhor formação sobre os Direitos Humanos e a Doutrina Social da Igreja. As palestras e debates ocorreram no Centro de Pastoral São Benedito e na Igreja matriz, sempre às 19h30, e foram transmitidas ao vivo pela página da Paróquia São Benedito no Facebook.

No dia 14 o tema foi “Racismo, Preconceito e Discriminação Racial e Religiosa”, desenvolvido pelo professor de História e memorialista Michel Oliveira Rodrigues da Silva, criador do projeto Biografias Afro-Saltenses: Histórias e Memórias da População Negra de Salto.

No dia 15, a palestra, seguida de debate, foi ministrada pelo Dr. Bruno Martins Baldi, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/Salto e da Comissão Permanente de Meio Ambiente da OAB/São Paulo. O tema foi “Meio Ambiente e Ecologia, Povos Indígenas e Povos Ribeirinhos”.

Na sequência, no dia 16, o tema “Violência contra a criança, mulher e pessoa idosa” foi apresentado pela professora e psicopedagoga Cecília Vicente Mezzalira da Rocha. Cecília é também a coordenadora dos Conselhos Municipais Paritários de Salto, ligada à Secretaria de Ação Social e Cidadania.

O tema “Pessoas com Deficiência” foi apresentado no dia 17 pela dra. Graziela Costa, especialista em Direitos Sociais e da Saúde, membro da Comissão da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Direito da Saúde da OAB/SP.

O ciclo de palestras e debates terminou na sexta-feira, dia 18 de novembro, com o tema “Pedofilia e Assédio Sexual”, apresentado pela dra. Andrea Dias Pereira, presidenta da Comissão de Direitos e Prerrogativa da OAB/Salto e membro regional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP.

No sábado, 19, às 18h, na matriz de São Benedito, foi celebrada a Missa com ritmo afro-brasileiro, presidida pelo padre José Renilton Fontes, da Paróquia Santo Antônio, de Várzea Paulista, auxiliado pelo diácono José Carlos Pascoal, com animação litúrgica da Pastoral Afro-brasileira da mesma paróquia e do Grupo “Renascer” de Terceira Idade de Salto.

A Semana da Consciência Social terminou com Ação Social no Espaço Festivo São Benedito, com acolhimento às famílias em situação de precariedade social e pessoas em situação de rua, assistidos por Pastorais Sociais, Cáritas Interparoquial e CRAS da Secretaria de Ação Social e Cidadania do município. A coordenadora e enfermeiras da Secretaria da Saúde de Salto prestaram serviços de PA e Glicemia, além de informações sobre vacinação. Os cabelereiros Luiz Carlos (Kaka) e Bruno atenderam crianças das famílias assistidas e pessoas em situação de rua, e Roberta Rastafare mostrou seus dotes artísticos com penteados “rastafari”.

Foi servido um café da manhã, preparado por equipe do Caminho Neocatecumenal,  e almoço, preparado pela equipe da Pastoral da Saúde. Foram recebidas muitas doações em alimentos, kits de higiene pessoal, calçados e roupas, que foram entregues aos parceiros do evento para distribuição.

A Paróquia São Benedito agradece aos colaboradores. A animação na oração inicial ficou por conta de Andrea Zacharias Silva e seu filho Ryan, do Canto Litúrgico, e o evento foi animado por integrantes do Grupo Hapax Shemá, da Paróquia São Benedito, e pelo conjunto de violões e banda de percursão da Cáritas Interparoquial, alunos do professor Jacob da Rocha.

O pároco padre Carlos Aparecido Marchesani encerrou com agradecimento aos participantes e colaboradores.

 

Colaboração: Diácono José Carlos Pascoal – PasCom São Benedito.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima