22 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Papa Francisco recebe presidência da CNBB e grupo de assessores

Os membros da Presidência e os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos desde o dia 2 de fevereiro, no Vaticano, em Roma. A agenda faz parte da visita anual ao Pontífice e aos Dicastérios que integram a Cúria Romana, após a vivência da Assembleia Geral da CNBB.

Durante o encontro com o Papa, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG), presidente; Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS), primeiro Vice-presidente; Dom Mário Antonio da Silva, Arcebispo de Cuiabá (MT), segundo Vice-presidente; e Dom Joel Portella Amado, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), secretário-geral da CNBB agradeceram ao Pontífice por sua dedicação à Igreja no mundo todo e, especialmente, ao povo brasileiro, a quem se refere sempre como muito afeto.

Visita aos Dicastérios

Ao longo da semana, os assessores da CNBB tiveram a oportunidade de visitar os vários Dicastérios que integram a Cúria Romana.

Os quatro assessores da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB visitaram o Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé e foram recebidos pelo prefeito, o Cardeal José Tolentino Mendonça, e a equipe que atua nas diversas áreas do organismo.

Retiro dos Assessores

O grupo teve a oportunidade de vivenciar, ainda, um dia de retiro espiritual em Assis, na Itália, pregado pelo padre Geraldo Hackmann, da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), teólogo e prefeito de estudos do Colégio Pio Brasileiro.

Com o tema “sentir a Igreja”, o retiro foi um momento de escuta, oração e partilha, segundo o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa.

Missa no Túmulo de São Pedro

Outra atividade na manhã desta quinta-feira, 9 de fevereiro, foi a celebração da Eucaristia no Sepulcro de São Pedro. A Missa foi presidida pelo Arcebispo de Cuiabá (MT) e segundo vice-presidente da CNBB, Dom Mário Antônio da Silva.

Fonte:cnbb.org

grupo de assessores
Rolar para cima
Rolar para cima