23 de junho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Padre Lupércio participa de Encontro Nacional de Formadores

Considerando a importância dos presbíteros de serem formados na caridade pastoral, na comunhão e na unidade, a Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) promove anualmente a Semana Nacional de Atualização de Formadores, para formadores e reitores de Seminários e Institutos. Neste ano, a iniciativa acontece de 10 a 14 de julho, no Hotel Slaviero Essential, em Guarulhos (SP).

Cerca de 160 Formadores de todo o Brasil, sob a Assessoria do Padre Deolino Pedro Baldissera, SDS, refletiram a temática: “A formação humano-afetiva como meta para uma sexualidade integral”. Da Diocese de Jundiaí, está participando o Padre Lupércio Batista Martins, Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro – Núcleo Propedêutico Sagrada Família, e vice-presidente da OSIB.

Os trabalhos foram iniciados com a Santa Missa na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foram dias de profunda reflexão frente aos desafios presentes no aspecto formativo dos jovens seminaristas. Neste Encontro estavam presentes 30 formadores do Regional Sul 1, representantes das Igrejas particulares do Estado.

Além dos padres formadores, esteve  Dom José Albuquerque – Bispo da Diocese de Parintins e membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo e Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo da Diocese de Guarulhos, que acolheu os participantes.

“É necessário que a formação ao sacerdócio ofereça os meios adequados para facilitar o seu amadurecimento, com vista a um exercício autêntico do ministério presbiteral. Para este fim, o seminarista é chamado a desenvolver a própria personalidade, tendo por modelo e fonte Cristo, o Homem perfeito (RFIS, n. 93).”

“O presbítero de ontem, de hoje e de amanhã tem um único rosto: o de Jesus Cristo”, afirmou Padre Deolino Pedro. A mais bela formação está em formar outros Cristo e viver a Comunhão.

Foto: CNBB

 

Colaboração: Pe. Lupércio Batista Martins
Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro – Núcleo Propedêutico Sagrada Família

Rolar para cima
Rolar para cima