25 de julho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Padre Elias Pavan é novo membro do Universa Laus International

Entre os dias 21 e 25 de agosto, Padre Elias Pavan, pároco da Paróquia Santa Cruz, em Salto, e Assessor Diocesano da Comissão de Música Litúrgica, participou do encontro internacional do Universa Laus, em Lyon, na França.

O Universa Laus (UL) é um grupo de estudos internacional que se reúne a cada ano para tratar sobre assuntos relacionados à música litúrgica na Igreja nos mais diversos lugares do mundo. O grupo foi instituído em 1966 a partir de um propósito do Padre Joseph Gelineau (o redator do capítulo sobre a Música do documento conciliar Sacrosanctum Concilium) e de outros liturgistas influentes à época, justamente para estudar as aplicações da música litúrgica na Igreja durante o Movimento Litúrgico e após o Concílio Vaticano II.

A cada ano, esse grupo internacional, representado por pessoas de diversos países, reúne-se para estudar sobre alguns assuntos específicos sobre a música litúrgica, e cada encontro acontece no país de um dos membros que pertencem ao grupo, que atualmente é formado por pessoas de aproximadamente 15 países. Mas as conferências anuais também podem ser acompanhadas por não-membros (convidados), o que sempre aumenta a representação dos países nos encontros.

Para alguém se tornar membro do UL deve participar de, pelo menos, três edições do encontro. O Brasil é representado por cinco membros: três leigos da Arquidiocese de São Paulo (os professores Márcio Antonio de Almeida – atual presidente do UL –, Eurivaldo Ferreira e José Sergio Dias), um da Arquidiocese de Florianópolis (professor Luiz Eduardo Silva) e, a partir deste ano, Pe. Elias também passa a ser membro (além de outros convidados brasileiros que têm acompanhado os encontros ocasionalmente).

Neste ano, o tema do UL foi sobre “a formação litúrgica a partir da Desiderio Desideravi”. A Desiderio Desiveravi (DD) é uma Carta Apostólica do Papa Francisco de 29 de junho de 2022 que trata sobre a formação para a liturgia e por meio da liturgia. Foram realizadas três conferências, sendo a primeira delas proferida pelo Cardeal Arthur Roche, Prefeito da Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé.

Além das conferências, também houve momentos de reflexão e discussão em grupos sobre a formação para e por meio da liturgia nas mais diversas regiões do mundo, com partilhas riquíssimas e um grande aprendizado.

O Pe. Elias agradece muito pelo apoio que recebeu, como também pelo convite para representar a Diocese e o Brasil nesse seleto grupo e espera continuar contribuindo para o bom desenvolvimento da música litúrgica em nossa Igreja Particular e em todo o nosso País.

Representantes do Brasil na Universa Laus International: Pe Elias, José Sérgio Dias e Márcio Antônio de Almeida.

 

Rolar para cima
Rolar para cima