15 de agosto de 2022

Jundiaí /SP

Orquestra Sinfônica Municipal faz concerto na Catedral com programa inspirado na Quaresma

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), realiza neste sábado (09) na Catedral Nossa Senhora do Desterro um concerto inspirado no período da Quaresma.

O espetáculo gratuito começa às 21h e não haverá distribuição prévia de ingressos, com entrada dos interessados por ordem de chegada.

 “Enquanto a Orquestra se prepara para as audições de seleção de bolsistas jovens para composição, o núcleo de profissionais de cordas da Orquestra apresenta dois concertos de câmara na Catedral. O primeiro deles será neste sábado (09) e o segundo no dia 14 de maio”, explicou a regente titular e diretora artística da Orquestra, a maestrina Claudia Feres.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, adianta as novidades que a orquestra deverá trazer este ano. “Este é um momento de grande alegria, em ver o início da temporada da orquestra, que este ano se torna sinfônica e com perfil jovem, acompanhada de um núcleo profissional de músicos. Sabemos do carinho que o jundiaiense já tem por este corpo artístico municipal e, por isso, adiantamos que podem esperar muitos novos projetos para este ano”.

 Os convidados para o concerto da noite, como solista, a soprano Marilia Vargas e o organista Delphim Porto.

A apresentação começa com o 1º movimento do Quarteto para Cordas de Giuseppe Verdi, a única peça instrumental do compositor. Ainda de Verdi, a Orquestra irá apresentar uma “Ave Maria”, obra pouco conhecida do público em geral, de grande dramaticidade e lirismo. Uma segunda parte do programa traz obras do período barroco com o Concerto Grosso Op. 6 No.4 in A minor, HWV322 de Georg Handel, “Veni sponsa Christi”, de Niccolò Jommelli, e “Nulla in Mundo Pax Sincera”, de Antonio Vivaldi. Fechando o programa será apresentado “Pie Jesu” de Gabriel Fauré, obra bastante conhecida e delicada.

A Catedral fica na Praça Governador Pedro de Toledo, s/n., Centro.

A OSMJ apresenta o mesmo programa da noite também em um concerto no dia 19 de abril (terça-feira), às 19h45, na Paróquia Santa Teresinha, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima