19 de janeiro de 2021

Jundiaí /SP

NOTA DE FALECIMENTO: Cardeal Eusébio Oscar Scheid

A Diocese de São José dos Campos comunicou hoje a morte do Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, aos 88 anos de idade, sendo 60 anos como sacerdote, 39 anos de episcopado.
Após alguns dias de internação no Hospital São Francisco, em Jacareí, lutando contra a COVID-19, e também enfrentando uma forte pneumonia, chega ao fim a missão de Dom Eusébio.
O Cardeal Scheid foi ordenado presbítero no dia 03 de julho de 1960, em Roma. Continuou os estudos de pós graduação e recebeu os títulos no grau de Mestre e Doutor em Cristologia.
No dia 18 de fevereiro de 1981 foi nomeado como primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos (SP) aonde permaneceu por 10 anos. Trabalhou também como Arcebispo de Florianópolis (1991-2001); Presidente do Regional Sul 4 – CNBB (1994-1998); Membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB durante 12 anos; Ordinário para os fiéis de Rito Oriental sem ordinário próprio (2001); Responsável pela Pastoral Familiar no Regional Sul 1 durante 8 anos.
Tornou-se Cardeal em 21 de outubro de 2003.
No Vaticano foi Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina; Membro do Pontifício Conselho de Comunicação Social; Legado Papal, de S. Santidade Bento XVI, ao XV Congresso Eucarístico Nacional, em Florianópolis/SC, Na CNBB, foi membro do Conselho Permanente; Membro da Comissão Episcopal para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; Presidente do Regional Leste 1 – CNBB.
Cardeal Scheid participou do conclave que elegeu o papa Bento XVI.
Tornou-se Arcebispo Emérito em abril de 2009 e atualmente morava em São José dos Campos.

Que o Cardeal Eusébio Oscar Scheid, descanse em Paz!
“Dai-lhe, Senhor, o descanso e a luz eterna!”

Fonte: diocese de São José dos Campos | Foto: site da Diocese de São José dos Campos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima