22 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Nós cremos na vida eterna e na ressurreição dos mortos!

 

Neste dia dois de novembro a Igreja celebrou o Dia de Finados, logo após a Solenidade de todos os Santos. Trata-se da oportunidade anual em que os cristãos dedicam suas orações, participam de celebrações, visitam os túmulos dos falecidos, dedicando o seu dia para celebrar a vida, recordando as pessoas que marcaram suas vidas e que já partiram.

O Dia dos fiéis defuntos é sobretudo um dia dedicado à demonstração da nossa fé na ressurreição de Jesus Cristo e na esperança do encontro com Ele.

Nas Igrejas e cemitérios no território diocesano, os fiéis católicos uniram-se para bendizer o Deus da vida que pela Páscoa de Jesus abraça toda a humanidade

No cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, foram celebradas três missas.

O Bispo Diocesano, Dom Arnaldo, presidiu a Missa das 9h. Antes dele, celebrou o Padre José Donizeti do Carmo, Pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, e às 11h, o presidente da celebração foi o Pe. Itamar Roque de Moura, SDS, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Em sua homilia, Dom Arnaldo exortou a esperança, com sensibilidade e anúncio de que os que partiram estão em comunhão conosco e nós em comunhão com eles.

Em Cajamar, após a pandemia, pela primeira vez foram celebradas missas no Cemitério Municipal. Os padres Marcelo Alessandro de Lima, da Paróquia São Sebastião, e Raimundo César Freitas Paiva, da Paróquia São Paulo Apóstolo, presidiram as celebrações pela manhã. Às 13h, a Comunidade Escravos do Amor conduziu a reza do Santo Terço e às 15h, o Padre Erickson Ramos da Silva, da Paróquia São Pedro, presidiu a última missa do dia.

 

Em Campo Limpo Paulista, os Padres Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida e e José Luiz Nascibem, ambos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Edélcio Francisco Ferreira Netto, da Paróquia Santa Luzia, Antônio Carlos Gonçalves, da Paróquia São Francisco de Assis concelebraram no Cemitério da Saudade.

Em Itu, foram celebradas missas no Cemitério Municipal e também nas igrejas.

Durante todo o dia de Finados, missionários das paróquias da cidade ficaram à disposição dos fiéis para realizar a bênção dos túmulos. Os missionários foram identificados com camisetas de pastorais e movimentos, com o terço às mãos. Eles acompanharam os fiéis até os túmulos, realizando orações.

Os visitantes também fizeram suas ofertas espontâneas que serão destinadas às obras sociais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Foram celebradas cinco missas, com os padres de cada uma das paróquias da cidade, acompanhados de suas equipes de Liturgia e de Canto – comunidades paroquiais de São Camilo de Léllis, São Judas tadeu, São Luís Gonzaga e Senhor do Horto e São Lázaro. No destaque, Missa com o Padre Fernando Augusto Meira e agentes da Ação e Evangelizadora em missão, abençoando os túmulos.

Fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida também distribuíram a Revista Diocesana O VERBO aos visitantes no Cemitério.

 

 

Em Itupeva, os fiéis participaram, ao longo do dia, de três celebrações na Igreja matriz de São Sebastião.

Em Louveira, também no Cemitério da cidade, os Padre Silvio Andrei Rodrigues, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e Carlos Rafael Casarin, da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antônio de Pádua, reuniram fiéis católicos em torno do altar da Eucaristia.

 

Em Salto, o Padre Carlos Aparecido Marchesani celebrou a Solenidade dos Fiéis Defuntos, na Matriz da Paróquia São Benedito.

Da mesma forma, na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, os Padres Agnaldo Tavares Ribeiro e Cézar Augusto Paiva celebraram missas na matriz.

 

Rolar para cima
Rolar para cima