3 de dezembro de 2022

Jundiaí /SP

Na Catedral, Dom Arnaldo celebra a abertura do Ano Vocacional

Dom Arnaldo Carvalheiro Neto presidiu a solenidade de Cristo Rei, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, no dia 20 de novembro. A data também marcou a celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e a Abertura diocesana do Ano Vocacional. Estavam presentes seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, junto aos padres formadores, demais presbíteros de nossa Diocese, religiosos e religiosas.

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 e novembro de 2023. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema: “corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33)

“Vocação, antes de tudo, é graça de Deus, dom de Deus, iniciativa Dele; e a vocação nos remete à missão. Quando nos sentimos agraciados, quando abrimos nosso coração para acolher o dom do Espírito, quando peregrinamos junto com a Igreja, somos capazes de manter sempre viva a chama do Espírito, então nos colocamos a caminho; vamos configurando nossa vida à vida do Senhor e vamos compreendendo que amar é servir”,  disse Dom Arnaldo, convidando todos a responderem ao chamado do Senhor de, em primeiro lugar, serem testemunhas do Cristo Morto e Ressuscitado por amor de todos.

Atividades do Ano Vocacional sa Diocese de Jundiaí

O Ano Vocacional da Diocese de Jundiaí contará com iniciativas sob os eixos da Espiritualidade, da Formação e da celebração, informou o Padre Lupércio Batista Martins, assessor da Pastoral Vocacional e Serviço de Animação Vocacional (PV-SAV).

Até novembro de 2023, todas as 66 paróquias e uma quase-paróquia receberão o ícone do Ano Vocacional, que fará uma peregrinação pelo território diocesano. O ícone percorrerá simultaneamente, a cada semana, duas paróquias, de acordo com as Regiões Pastorais.
(em breve, haverá divulgação do calendário de visitas às paróquias).

A Programação Diocesana do Ano Vocacional também deve contar com a realização do Congresso Vocacional Diocesano e o Festival da Vida ( Festvida), a serem divulgados oportunamente.

Padre Lupércio disse ainda que, o Ano Vocacional veio para reafirmar que todos somos vocacionados de Deus e é uma oportunidade para refletir sobre a importância de rezar pelas vocações, para que os filhos de Deus se encontrem em sua missão neste mundo, seja qual for a missão de cada um.

Oração do Ano Vocacional

Senhor Jesus, 
enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo, 
que fazeis os corações arderem e os
pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso
chamado e a urgência da missão.
Continuai a encantar famílias, crianças, 
adolescentes, jovens e adultos, 
para que sejam capazes de sonhar e se entregar, 
com generosidade e vigor, 
a serviço do Reino, 
em vossa Igreja e no mundo.
Despertai as novas gerações para a 
vocação aos Ministérios Leigos, 
ao Matrimônio, à Vida Consagrada 
e aos Ministérios Ordenados. 
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária, 
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação 
e a responder com alegria.
Amém!

 

Fotos: Pascom da Catedral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima