Morreu o Arcebispo emérito de Brasília (DF), Cardeal José Freire Falcão, na neste domingo, 26 de setembro. O cardeal completaria 96 anos em 23 de outubro.
Internado no hospital Santa Lúcia, em Brasília (DF), desde o dia 17 de setembro, como medida preventiva, após testado positivo para o Covid-19, Dom Falcão teve uma piora em seu quadro de saúde na madrugada da última sexta-feira, dia 24 de setembro, com complicações respiratórias e renais, sendo necessária uma entubação para dar um conforto maior à sua respiração.
Velório e sepultamento
O corpo do Cardeal e Arcebispo será sepultado hoje, dia 27, na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de sepultamento terá início às 13h com a chegada do corpo de Dom Falcão e, às 15h, terá a missa de corpo presente presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar.
Devido às restrições do Covid-19, o caixão estará lacrado e a cerimônia será restrita ao clero e aos familiares. O sepultamento será na cripta da catedral de Brasília e estará aberto ao público na quarta-feira, 29 de setembro, das 8h às 14h.
Dom Falcão será o terceiro bispo a ser sepultado no local, precedido de dom José Newton de Almeida Batista, primeiro arcebispo e dom Francisco de Paula Vitor que foi bispo auxiliar de Brasília.
Desde o início da pandemia Covid-19 até hoje, 20 cardeais foram infectados em todo o mundo, incluindo o Cardeal Freire. O primeiro Cardeal brasileiro contaminado pela covid-19 foi Dom Eusébio Oscar Scheid, que faleceu em janeiro de 2021.
Pesar da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento do Cardeal Dom José Freire Falcão, Arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília (DF).
Agradecemos a Deus a contribuição que o Cardeal deu à Conferência Episcopal do Brasil, servindo-lhe como assessor na área litúrgica e também estando à frente, como presidente, do Movimento de Educação de Base (MEB).
Nossa solidariedade ao senhor, aos familiares, amigos e todo o povo de Deus na Arquidiocese de Brasília, onde esteve a serviço por mais de 20 anos como pastor.
Receba nosso abraço e nossas orações pelo descanso eterno do Cardeal José Freire Falcão. Em Cristo,
Encerra a nota assinada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da CNBB e demais membros da diretoria.
Papa Francisco expressa condolências pela morte de Dom Falcão
O Papa Francisco, por meio de um telegrama enviado ao Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar, também se manifestou a cerca da morte de Dom Falcão. “Dou graças ao Pai do Céu pelo seu ministério episcopal em que ele se prodigalizou com generosidade conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado, com o mesmo zelo com que realizara os seus serviços precedentes”.