20 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Morre Cardeal Cláudio Hummes

NOTA DE PESAR E ESPERANÇA:

falecimento do Cardeal Claudio Hummes
Arcebispo emérito de São Paulo
e Prefeito emérito da Congregação para o Clero

divulgação

Comunico, com grande pesar, o falecimento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, no dia de hoje, com a idade de 88 anos incompletos, após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus.

Nascido em Salvador do Sul (RS), em 08.08.1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, Cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna.

Seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas Santas Missas em diversos horários a serem oportunamente divulgados.

São Paulo, 04 de julho de 2022

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

 

A Diocese de Jundiaí se solidariza à Arquidiocese de São Paulo por meio de suas orações pelo merecido descanso deste guerreiro, incansável anunciador do Evangelho, e pelo conforto de seus familiares e do povo de Deus da Arquidiocese de São Paulo.

Rolar para cima
Rolar para cima