30 de junho de 2022

Jundiaí /SP

Monsenhor Catelan agora é Bispo

A Ordenação Episcopal do Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira ocorreu na tarde deste sábado, 05 de fevereiro, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama. (PR).

Presidiu a celebração o Cardeal Dom Orani João Tempesta, O Cist., Arcebispo do Rio de Janeiro, sendo co-ordenantes Dom João Mamede Filho, OFM Conv., Bispo Diocesano de Umuarama, e Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Jundiaí. Dom Vicente esteve à frente da Diocese de Umuarama, de 2002 a 2010.

Concelebraram a Santa Missa 35 Bispos, e grande número de Padres e Diáconos da Diocese de Umuarama e de outras Dioceses do Brasil.

Centenas de pessoas entre religiosos (as), seminaristas, familiares, amigos e o povo fiel da Diocese de Umuarama participaram presencialmente da missa de ordenação. Representando o clero da Diocese de Jundiaí participaram os Padres Silvio Andrei Rodrigues e Júlio de Freitas.

Pelas redes oficiais da Diocese de Umuarama e também na página oficial do Facebook da Diocese de Jundiaí outras centenas de pessoas acompanharam a transmissão da celebração em tempo real.

O agora Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira assumirá o ofício de Bispo auxiliar do Rio de Janeiro.

Quem é Monsenhor Antônio Luiz Catelan

Nascido no dia 2 de fevereiro de 1970, em Cidade Gaúcha, Diocese de Umuarama, no Estado do Paraná, Monsenhor Catelan estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, em Maringá (PR), em 1989, e Teologia no Instituto Paulo VI, em Londrina (PR), em 1994. Especializou-se em Teologia Dogmática, obtendo o mestrado na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, em 2002, e o doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, em 2011.

Sua ordenação ocorreu no dia 5 de fevereiro de 1995, tendo sido incardinado na Diocese de Umuarama, na qual desempenhou as seguintes funções: pároco de São Paulo Apóstolo, coordenador Diocesano de Pastoral, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, administrador paroquial de Nossa Senhora do Rocio em Tapira (PR), reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia, pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Umuarama, e vigário geral.

Foi diretor e professor do Instituto de Filosofia Rainha dos Apóstolos em Umuarama e do Instituto Teológico Paulo VI em Londrina, professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, do Seminário Redemptoris Mater, em Brasília (DF), da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília e do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico no Rio de Janeiro.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi subsecretário adjunto de Pastoral, membro do Instituto Nacional de Pastoral e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé. Além disso, é secretário da Fundação Ratzinger do Brasil e membro da Comissão Teológica Internacional desde 2014.

Monsenhor Catelan é o primeiro presbítero ordenado Bispo da Diocese de Umuarama.

Fotos: Divulgação da Diocese de Umuarama

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima