19 de março de 2024

Jundiaí /SP

Momento de oração e relatório pastoral marcam início da Assembleia do episcopado paulista em Indaiatuba

De hoje, dia 30 de maio, até o próximo dia primeiro de junho, os Bispos do Estado de São Paulo, os padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral e agentes representantes de organismos, participam da 85ª edição de Assembleia Episcopal

A Capela do Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, acolheu a recitação da Hora Média que deu início, em 30 de maio, à 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo. “Muito bom começarmos com a oração! À luz do texto bíblico recitado (cf. Is 55, 10-11), iniciamos com a Palavra de Deus e estamos em comunhão com os trabalhos pastorais de nossas arquidioceses e dioceses, rezando pelo nosso povo, lembrando, em nossas orações, principalmente dos doentes”, destacou o Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes e atual Presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Pedro Luiz Stringhini.

O momento oracional, conduzido pela atual presidência do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende as arquidioceses, dioceses e eparquias do Estado de São Paulo, reuniu o episcopado paulista, os padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral e agentes representantes dos organismos vinculados ao Regional, para a Assembleia que se estende até a próxima quinta-feira, dia primeiro de junho.

“Sejamos todos anunciadores d´Aquele que é a Palavra do Pai: Jesus Cristo, Senhor Nosso”, motivou Dom Pedro ao dar início às atividades da Assembleia Regional dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB.

Os trabalhos tiveram continuidade com Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Diocesano de São Carlos e Secretário do Regional que, na 1ª sessão, apresentou as atividades do encontro eclesial, as alterações e celebrações do episcopado no último ano.

“Que possamos viver na graça e na paz de Deus essa edição da Assembleia de nosso Regional”, desejou o Vice-Presidente da entidade e Bispo Diocesano de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano.

Dom Pedro apresentou o relatório da presidência e partilhou as principais ações do Regional Sul 1, com destaque aos encontros estaduais das pastorais, movimentos e organismos em todo o Estado, as questões sinodais, aos projetos missionários, tanto na Amazônia, quanto na Diocese africana de Pemba, às ordenações episcopais, ações do secretariado que motiva os trabalhos pastorais na entidade, o jubileu de ordenação sacerdotal do Bispo Emérito de Blumenau (SC), Dom Angélico Sândalo Bernardino, que durante 25 foi Bispo Auxiliar de São Paulo, e dos encontros com os coordenadores e assessores paulistas, e dos padres coordenadores (arqui) diocesanos de pastoral.

O relatório econômico, apresentado por Dom Luiz Carlos, e o parecer do Conselho Fiscal também foram apresentados aos participantes, com destaque às melhorias na sede do Regional, na capital paulista, para favorecer o dinamismo no trabalho pastoral.

Da Diocese de Jundiaí, participam da Assembleia Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, Padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora e Dom Vicente Costa, Bispo Emérito.

Fotos: Pascom I Regional Sul 1 da CNBB

Texto: https://cnbbsul1.org.br/

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima