28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Missão Jovem Diocesana

No dia 29 de novembro, a Paróquia São Sebastião, em Cajamar, acolheu a 2ª Missão Jovem do Setor Juventude da Diocese de Jundiaí, que neste ano teve como tema: “Caminhos da Juventude: Missionário Corajosos”. Por conta da pandemia, o evento se restringiu a participação de 26 jovens, representando as paróquias de Cajamar e Santana de Parnaíba.

O evento iniciou com a Missa, onde o pároco local, Padre Juverci Pontes Siqueira, motivou os jovens a serem e levarem a chama da esperança. Ele entregou à coordenadora diocesana do Setor Juventude, Nayara Rael, a Imagem de Nossa Senhora das Graças que permaneceu presente durante todo o encontro.

Com a impossibilidade de realizar o anúncio e atividades nas casas, o Setor Juventude propôs aos jovens que façam uma missão pessoal e local, conhecendo e aprofundando as práticas missionárias.

Houve dois momentos de catequeses preparados pelos próprios membros do Setor Juventude. Primeiro, Adriana Cássia dos Santos elucidou que a Missão é o propósito de levar Cristo ao próximo impulsionado pela alegria do encontro pessoal com o Senhor. Ela apresentou diversas formas de missão das que participou no Brasil e no exterior, com jovens, famílias e instituições. Destacou que, a exemplo de Maria, a primeira Missionária, deve-se sair do comodismo e ir ao encontro do próximo, realizando atividades simples no dia a dia, em casa ou na comunidade.

O vice coordenador, Pedro Souza, apresentou o tema da Missão inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco “Cristo vive”: “O primeiro passo é conhecer Jesus e anunciá-lo com a vida, sendo sal e luz nos ambientes por onde passamos”. Ele recordou que o Papa Francisco aponta um caminho para a juventude: deixar-se transformar por Cristo e convida a sair sem medo com o anúncio missionário.

Na dinâmica em grupo, os jovens refletiram sobre o que os impede de sair em missão, qual próximo passo e com quem e onde começarão a Missão. Na partilha missionária constatou-se que o comodismo, a vergonha, o medo, a falta de tempo e experiência impedem de sair e que é na família e na própria comunidade que podem iniciar ações missionárias.

Finalizando o encontro, o seminarista Rafael conduziu o momento de envio e oração: “Jovens, vocês são o sinal de Cristo, levem a chama de Cristo para reavivar com o vigor da juventude os grupos de jovens e as Regiões 9 e 10. Saiam daqui com a coragem de renovar e mudar a realidade local, de jovens sofrendo com a violência, uso de drogas e outras formas de cultura de morte”, exortou o seminarista.

Em 2021, se Deus permitir, a Paróquia São Sebastião acolherá a Missão Jovem Diocesana presencial.

Colaboração: Adriana Cássia dos Santos (Colegiado Diocesano do Setor Juventude).

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima