18 de junho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Missa, bênção e exposição marcam os 120 anos do HSV

Na manhã da sexta-feira, 16 de dezembro, o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Cavalheiro Neto, celebrou uma missa muito especial na capela do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em comemoração aos 120 anos da instituição. A missa foi precedida de uma bênção no presépio natalino montado na gruta localizada na entrada da recepção central do hospital. Em seguida, foi inaugurada oficialmente a primeira fase – que vai até 1970, de uma exposição de fotos retratando a história e pessoas importantes nestes 120 anos do hospital. Durante a celebração, também foram prestadas algumas homenagens.

Dentre os presentes, o vice-prefeito Gustavo Martinelli; o responsável pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi; o gestor da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera; a gestora adjunta da UGPS, Dra. Dayane Martins; os vereadores Douglas Medeiros, José Antonio Kachan Junior e Edicarlos Vieira; o diretor-presidente do HSV, Denilson Nogueira de Sá; dentre outros convidados. Todos foram recepcionados pelo superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Duas convidadas muito especiais estiveram presentes, como símbolo do início da história do HSV, quando as cuidadoras dos pacientes eram as irmãs franciscanas. A primeira a conduzir diuturnamente estes cuidados foi a Madre Cecília do Sagrado Coração de Maria. E nesta celebração as irmãs Salete Bolzan, ministra geral da Congregação Irmãs Franciscanas do Coração de Maria; e Terezinha Andreota, fizeram questão de estarem presentes.

Essa atmosfera, este espírito que paira no hospital, essa leveza, apesar de tudo, é o que nós acreditamos que é nossa missão, que é o amor. Nós, como irmãs franciscanas, temos a missão de amar e servir, principalmente aos mais necessitados. E a gente conduz essa tarefa e encontra outras pessoas hoje em dia com esse mesmo espírito – se refere a equipe do hospital –  então o que faz a diferença num hospital como o São Vicente, que tem competência técnica, é o amor. Vocês falam com tanta convicção, com tanta paixão, que eu queria trabalhar aqui. Muito obrigada”, disse irmã Salete ao ser homenageada.

Pouco antes da celebração, o prefeito Luiz Fernando Machado esteve no HSV para prestigiar a exposição e ser homenageado. Luiz Fernando agradeceu imensamente pelo trabalho realizado nos últimos anos, especialmente no enfrentamento à pandemia covid-19.

Festividades

Para comemorar os 120 anos da instituição, foi elaborada uma programação diferenciada. Além do presépio natalino e da exposição fotográfica, entre os dias 05 e 16 de dezembro, foi realizado o SPA HSV, totalmente dedicado aos colaboradores da instituição, oferecendo serviços de SPA dos pés, manicure, quick massage, hidratação e escova, corte de cabelo e barba. O SPA HSV foi viabilizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que emprestou todo o mobiliário para a ação, e com o Senac, além de outros parceiros. No dia 20 – data oficial de aniversário do HSV – a comemoração inclui a entrega da Unidade de Internação – Saúde Mental, anexo ao Pronto Atendimento Central, que foi totalmente reestruturado, ampliado e passa a funcionar com acesso independente. E para finalizar, no dia 22 serão sorteados diversos brindes aos colaboradores.

Assessoria de Imprensa
Hospital de Caridade São Vicente de Paulo
Érica Fabiola Barlera Gáspari – Patrícia Pessoto – Helen Barbuena

Rolar para cima
Rolar para cima