22 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Ismael Felix é ordenado presbítero

O Diácono Ismael Felix de Sousa é o mais novo presbítero da Diocese de Jundiaí. Ele foi configurado a Jesus Cristo, por imposição das mãos e oração consecratória de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano de Jundiaí.

A celebração eucarística com rito de ordenação foi concelebrada pelo Bispo emérito Dom Vicente Costa, e dezenas de padres, na noite de 23 de dezembro. A Igreja escolhida pelo diácono para acolher a celebração foi a matriz de Santa Ana, na cidade de Santana de Parnaíba. Ismael cresceu na fé e iniciou seu discernimento vocacional, na Paróquia Santa Ana, em sua terra natal, Umburanas, no Ceará. De onde vieram, especialmente para a celebração, sua mãe Ana, sua irmã Cecília, tios e amigos.

A assembleia foi formada ainda por Diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, familiares, amigos e centenas de fiéis diocesanos e convidados.

O Rito de Ordenação Presbiteral começou logo após a Liturgia da Palavra.

Falando diretamente ao coração de Ismael, Dom Arnaldo exortou o jovem diácono a se esforçar cotidianamente e a avançar sem temor, em águas mais profundas.

Durante a Ladainha de todos os Santos, a assembleia rogou a Deus para que derramasse sua graça sobre seu servo Ismael, o qual Ele escolheu para presbítero. Em sinal de sua total entrega a Deus, Ismael prostou-se diante do altar.

Ismael foi revestido com as vestes próprias do presbítero – a estola sacerdotal e a casula, pelo Padre Antônio Carlos Gonçalves, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de Campo Limpo Paulista, e Padre Pedro Félix Rodrigues, da Ordem de Santo Agostinho. “Dois irmãos que me acolheram, me ampararam, cuidaram de mim e agora estão me dando um lugar no presbitério”, disse em sinal de gratidão.

A palma de suas mãos foi ungida com o óleo do santo Crisma e depois amarradas. Sendo desamarradas em seguida, por sua mãe Ana, que foi quem recebeu a primeira bênção sacerdotal.

Já como padre, Ismael exerceu, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com o bispo e os outros membros do presbitério.

Ao final da celebração, Padre Ismael fez agradecimentos e ressaltou que deseja exercer com amor e fidelidade a missão de ensinar, santificar e governar o povo, e rezou aos pés da imagem da Virgem Maria.

Padre Ismael celebrou sua primeira missa no dia 24 de dezembro, no Carmelo de São José de Jundiaí. Em 15 de janeiro, ele dará início na missão de presbítero na Diocese, no ofício de Vigário da Paróquia Cristo Rei, em Salto. Todos estão convidados!

Fotos: Waleska Pereira Gianotto

Rolar para cima
Rolar para cima