26 de abril de 2024

Jundiaí /SP

Hoje foi dia de parar, rezar e refletir sobre vocação

As tarefas administrativas próprias de uma cúria não podem ser separadas da dimensão espiritual de seus colaboradores. Por essa razão, a Pastoral dos(as) Funcionários(as) da Cúria Diocesana de Jundiaí, Casas Paroquiais e Auxiliares Administrativos, atendendo a uma solicitação do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, preparou e realizou na manhã desta sexta-feira, 20 de agosto, uma manhã de Espiritualidade para os Colaboradores da Cúria Diocesana.

“Neste tempo de pandemia vivemos desafios diários, que nos causam medo e insegurança, que abalam nossa fé e nos fazem esquecer a beleza da vocação e missão no ambiente em que estamos. Queremos ser uma verdadeira casa aberta para todos e edificada nos pilares da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária”, afirmou o Padre Lupércio Batista Martins, assessor eclesiástico da Pastoral.

A ação teve por finalidade proporcionar um Encontro com Jesus Cristo para que cada colaborador fosse motivado em sua Missão de colaborar com a Igreja Particular, conforme o seu dom e o seu trabalho, mantendo vivos a dedicação e o zelo e evitando que desenvolvam uma mentalidade burocrática.

O Encontro contou com dois momentos distintos: na primeira parte, reunidos na Igreja matriz de Santo Antônio (Anhangabaú, em Jundiaí), todos rezaram as laudes, e ouviram a catequese do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, sobre “A vocação e missão do colaborador da Cúria Diocesana”.

Dom Vicente sublinhou que a cúria é um lugar de serviço aos irmãos, “aos que vem a ela, aos que esperam uma resposta, que solicitam um espaço de escuta”. Nesse sentido, ressaltou a importância de ouvirmos o chamado de Deus para sermos o rosto e o coração de Cristo, “a quem devemos seguir.

O Bispo destacou também que “Toda vocação pede uma missão e a nossa leva à santidade”, por isso convidou cada um para viver de forma concreta, por meio de gestos e ações, exercendo as virtudes da paciência, da cordialidade, da bondade e da afabilidade com entusiasmo e fervor.

Na segunda parte do Encontro, após breve intervalo, e desta vez no salão paroquial, os colaboradores participaram de um Workshop MasterMind com o instrutor Rafael Galafassi, que transformou conhecimento em ação concreta, buscando motivar, entusiasmar e permitindo a cada um fazer uma reflexão diante dos desafios do dia a dia.

A capacitação permitiu que cada participante experimentasse o conhecimento recebido de forma prática  e despertasse para a conquista de novos resultados.

Para a realização do Encontro, a Pastoral dos Funcionários contou com a colaboração dos salmistas da Paróquia São Pedro, da Vila Comercial, de Jundiaí, e dos seminaristas Rodolfo de Brito Cavallaro e Cezar Augusto Paiva, que serão ordenados Diáconos Transitórios, no próximo dia 3 de setembro.

 

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima