21 de fevereiro de 2024

Jundiaí /SP

Estamos vivendo a Etapa Diocesana do Sínodo proposto pelo Papa Francisco

O Sínodo dos Bispos é o ponto de convergência deste dinamismo de escuta recíproca no Espírito Santo, conduzido em todos os níveis da vida da Igreja. Não é apenas um evento, mas um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio Episcopal e o Bispo de Roma, cada um de acordo com sua própria função.

Ao convocar este Sínodo, o Papa Francisco convida toda a Igreja a refletir sobre um tema que é decisivo para a sua vida e missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. No seguimento da renovação da igreja proposta pelo Concílio Vaticano II, este caminho em conjunto é simultaneamente um dom e uma tarefa. Refletindo juntos sobre o caminho feito até agora, os diversos membros da Igreja poderão aprender com as experiências e perspectivas uns dos outros, guiados pelo Espírito Santo. Iluminados pela Palavra de Deus e unidos em oração, seremos capazes de discernir os processos para procurar a vontade de Deus e dar seguimento aos caminhos para os quais Deus nos chama rumo a uma comunhão mais profunda, a uma participação mais plena e uma maior abertura ao cumprimento da nossa missão no mundo. “Sínodo” é uma palavra antiga venerada na Tradição da Igreja, cujo significado recorda os conteúdos mais profundos da Revelação. Indica o caminho que os membros do Povo de Deus percorrem juntos.

O Padre Tiago Willian Souza, coordenador diocesano de Pastoral, explica a etapa diocesana que estamos vivendo neste período:

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima