30 de junho de 2022

Jundiaí /SP

Encontro reúne Bispos da Província de Sorocaba

Dom Vicente encontra-se reunido com os Bispos da Província Eclesiástica de Sorocaba na Diocese de Registro.

O encontro de convivência entre os Bispos teve início na última terça-feira, dia 1º de fevereiro, e acontece para estreitar os laços entre os Bispos, promover o estudo e reflexão de diversos temas referentes a Igreja do Brasil e a partilha das diferentes realidades diocesanas, intermediados por momentos celebrativos e de oração.

Encontram-se na cidade: Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo na Arquidiocese de Sorocaba; Dom Manoel Ferreira dos Santos, Bispo Diocesano de Registro; Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano de Itapeva; Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, Bispo Diocesano de Itapetininga; e Dom José Luis Bertanha, Bispo Emérito de Registro.

Na noite desta quarta-feira, 02 de fevereiro, quando a Igreja celebrou a Festa da Apresentação do Senhor, os Bispos participaram da Santa Missa na Basílica e Santuário Bom Jesus de Iguape. A celebração foi presidida por Dom Manoel, Bispo Diocesano de Registro, e transmitida simultaneamente para as cinco cidades, por meio das páginas oficiais das Dioceses pertencentes a Província.

A convite do presidente da celebração, nosso Bispo, Dom Vicente, fez a homilia destacando os três encontros que marcam a Festa da Apresentação do Senhor: o Encontro de Jesus com o templo; No templo, Jesus vem ao nosso encontro, enquanto nós vamos ao seu encontro.  O segundo encontro, com as pessoas piedosas, que têm esperança em Deus, representados por Simeão e Ana que representam a espera e a profecia; e por fim, Jesus se encontra com seus pais, José e Maria, especialmente com sua mãe, que é declarada bem-aventurada, cujo coração é transpassado pela dor. “Que o Senhor nos torne cada vez mais acolhedores deste Jesus Salvador. Que o Senhor nos dê a virtude da paciência, da esperança e que o Senhor abençoe as nossas famílias”.

Dom Vicente recordou ainda que a data marcava o 26º Dia da Vida Consagrada. “Os consagrados e as consagradas são chamados, antes de tudo, a serem  homens e mulheres do encontro”, completou.

Ao final, o Bispo de Jundiaí rezou “Que possamos ver o Senhor, crer de verdade que Jesus vive conosco, caminha conosco. Que possamos ser luzes no mundo de hoje. Que nós possamos brilhar como a luz de Cristo neste mundo de hoje”.

O encontro de convivência dos Bispos da Província Eclesiástica de Sorocaba termina na tarde desta quinta-feira, dia 3 de fevereiro.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima