24 de julho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Encontro diocesano de catequistas: formação e caminhada conjunta

No dia 8 de junho, aproximadamente 310 educadores da fé de adultos, atuando nos níveis de Catequese com Adultos e Catequese com Pais e Padrinhos, participaram de um encontro na Arena de Eventos, em Santana de Parnaíba. Rodrigo Marques, coordenador geral da Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, acolheu os participantes com entusiasmo, destacando a alegria de estarem reunidos e a importância da formação e da caminhada conjunta na Igreja particular de Jundiaí.

Pe. Erickson Ramos da Silva, assessor eclesiástico para a catequese, expressou sua gratidão à prefeitura de Santana de Parnaíba por ceder o espaço e agradeceu a presença de todos. “Agradeço, em nome de nosso bispo Dom Arnaldo, a todos que educam na fé os adultos, sejam aqueles que pedem os sacramentos para si ou para seus filhos e afilhados. Estou feliz, pois geralmente ouvimos que o ‘pessoal do Batismo’ não se sente catequista e não vê necessidade de formações. Repetirei o meu mantra: catequista que não se forma, deforma a fé do catequizando. Catequista que se forma, transforma”, afirmou o padre.

A assessoria dos temas foi conduzida pelo professor Ariél Philippi Machado, que refletiu sobre a linguagem da transmissão da fé na catequese com adultos, pais e padrinhos. As reflexões foram intercaladas com ritos inspirados nas etapas catecumenais, presididas pelo Pe. Erickson Silva. Dessa forma, os catequistas vivenciaram o pedido da Igreja: Catequese com estilo catecumenal, e com adultos, catequese adulta.

Todo o encontro foi organizado a partir dos eixos norteadores da caminhada pastoral diocesana: Sinodalidade (sintonia com os documentos da Igreja), Formação (temas relevantes na catequese com adultos) e Comunicação (a comunicação da fé a partir dos ritos).

 

Colaboração: Pe. Erickson Ramos da Silva

Rolar para cima
Rolar para cima