29 de março de 2024

Jundiaí /SP

Edisandro e Ismael são ordenados Diáconos Transitórios

No dia 22 de julho, aconteceu na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, a Ordenação Diaconal em transição ao sacerdócio dos seminaristas Edisandro Lima e Ismael Felix, pela imposição das mãos de Dom Vicente Costa, Administrador Apostólico da Diocese de Jundiaí.

Estavam presentes presbíteros e diáconos, seminaristas, religiosos e fiéis diocesanos, assim como parentes e amigos dos novos Diáconos transitórios. A Celebração Eucarística de Ordenação foi transmitida, ao vivo, pelos canais digitais da Catedral e da Diocese de Jundiaí.

O lema escolhido por Ismael e Edisandro como guia para o diaconado é: “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz (Jo 13, 15)”, trecho tirado do Evangelho de João que narra o Lava-Pés. O lema escolhido recorda o significado de diaconia: servir; o serviço que é inerente a todo cristão batizado, pois como Jesus mesmo ensinou, amar é servir e servir é reinar.

Dom Vicente Costa recordou que o Diácono é este chamado para servir: “O Edisandro e o Isamel serão hoje declarados ministros, ministros a serviço da caridade. Ministros a serviço da caridade configurados como Cristo servidor”, disse o Bispo.

Nos ritos de ordenação, os candidatos ao diaconado manifestam publicamente o desejo de servir ao povo de Deus na Liturgia, na Palavra e na Caridade.

Com as mãos unidas às do presidente da Celebração, eles fazem o juramento de obediência ao Pastor da Igreja Particular. Momento substancial é quando recebem a imposição das mãos do Bispo que intercede por eles, pedindo o Espírito Santo com os dons necessários para exercer o ministério.

Os candidatos se revestem da estola transversal que evidencia a escola diaconal dos servos que, imitando ao Senhor, assumem a missão de lavar os pés um dos outros em sinal de amor fraterno e caridade. Em seguida, é confiado a eles o Livro dos Santos Evangelhos para que traduzam em palavras e obras a salvação que vem de Deus.

Exercendo o ministério diaconal, Ismael e Edisandro seguem a caminhada em direção à ordenação presbiteral.

Fotos: Pascom da Catedral Nossa Senhora do Desterro 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima