29 de março de 2024

Jundiaí /SP

“É tempo de olhar para a frente, ter muita esperança”, exorta Dom Leomar no Curso Anual de Formação Permanente de Presbíteros

De 21 a 25 de fevereiro, os padres da Diocese de Jundiaí estiveram no Seminário Santo Antônio, na cidade de São Pedro (SP), para participar do Curso Anual de Formação Permanente dos Presbíteros, onde refletiram sobre o tema: “Evangelizar na pós-pandemia à luz do novo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora”, com a assessoria de Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria (RS).

Segundo o porta-voz da Diocese de Jundiaí, Padre Milton Rogério Vicente, os dias de formação tiveram um sentido espiritual, um momento de retiro para se encontrar pessoalmente com Jesus Cristo, além da convivência com os irmãos de presbitério.

Dom Leomar, que participou da elaboração das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023, recordou a imagem da Igreja como uma casa sustentada pelos quatro pilares, conforme diz o documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“A formação do Clero, à luz do Plano de Evangelização de Jundiaí, se baseou naquilo que as Diretrizes da CNBB sugerem como a imagem da casa, uma casa que é a comunidade Igreja, sustentada por quatro pilares: Pilar da Palavra, que é todo anúncio da Palavra de Deus através da catequese, da animação bíblica da Pastoral. O Pilar do Pão, que está praticamente alinhado com a questão da liturgia, da santificação do cotidiano. O Pilar da Caridade, que é o serviço à vida plena ‘para que todos tenham vida e vida em abundância’; e o Pilar da Ação Missionária, que é o de ser uma Igreja em saída. Nós temos a grande missão de ir ao encontro dos que se afastaram da Igreja, daqueles que estão longe de nossas comunidades. Nesse contexto, especialmente refletimos sobre a realidade urbana, sobre a questão da pandemia e os novos desafios que ela nos traz. Sermos missionários para não ficarmos com uma pastoral apenas de conservação, mas uma pastoral que seja criativa, tenha ousadia de ir ao encontro de todas as pessoas”, explica Dom Leomar.

O Novo Plano da Ação Evangelizadora da Diocese de Jundiaí foi elaborado a partir da Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em novembro passado. Os presbíteros diocesanos receberam o novo Plano, em primeira mão, nos dias do Curso de Formação e, em breve, o Plano chegará nas mãos de todos os fiéis diocesanos. Dom Leomar convida o povo da Igreja de Jundiaí a não ter medo de avançar para águas mais profundas:

 “Tudo aquilo que Jundiaí já tem de importante, forte e consolidado no seguimento de Jesus, agora possa ser estimulado de uma nova forma, a partir do Plano e também a partir da realidade. Todos nós sabemos que o atual contexto pandêmico nos desafia. Então, que não pensemos mais nos desafios do que na oportunidades; é tempo de olhar pra frente, ter muita esperança, se comprometer. Deus é sempre o mesmo, Ele sempre está conosco, basta reforçarmos o anúncio de Jesus Cristo e assim teremos, na Igreja de Jundiaí, em todo o Brasil e aonde assumirmos essa responsabilidade, uma Igreja mais solidária, mais humana, mais fraterna e acima de tudo, mais orante, mais capaz de se encontrar com aquele que é o sentido de nossas vidas. A alegria de anunciar Jesus Cristo”. 

Na tarde de 25 de fevereiro, após a conclusão do Curso Anual de Formação Permanente dos Presbíteros, Dom Leomar visitou a Cúria Diocesana de Jundiaí, juntamente com Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, e do Padre Leandro Megeto, coordenador diocesana da Ação Evangelizadora.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima