30 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Dom Odilo é confirmado como membro do Dicastério para a Evangelização

O Papa Francisco confirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, como  membro do Dicastério para a Evangelização. Dom Odilo já era membro do antigo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, sendo agora confirmado para os próximos cinco anos.

A Irmã Maria Elaine Azevedo da Silva e Dr. Moysés Louro de Azevedo são outros dois brasileiros que compõem a a equipe.

A notícia foi divulgada na manhã desta terça-feira, dia 25, no site do vaticannews.

O Dicastério

Esse organismo é presidido diretamente pelo próprio Papa e é constituído por duas Seções: uma, para as questões fundamentais da evangelização no mundo e, a outra, para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares nos territórios de sua competência. Cada uma das duas Seções é regida em nome dele e por sua autoridade por um Pró-Prefeito.

O Dicastério está ao serviço da obra de evangelização, para que Cristo, luz dos povos, seja conhecido e testemunhado em palavras e obras e se edifique o seu Corpo místico, que é a Igreja. O Dicastério é competente para as questões fundamentais da evangelização no mundo e para a instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, sem prejuízo da competência do Dicastério para as Igrejas Orientais”, diz a constituição apostólica.

A Seção para Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo tem como Pró-prefeito Dom Salvatore Fisichella, mais conhecido como Rino Fisichella. É missão da seção “estudar, em colaboração com as Igrejas particulares, as Conferências episcopais e as Estruturas hierárquicas orientais, os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, as questões fundamentais da evangelização e do desenvolvimento dum anúncio eficaz do Evangelho, individuando as suas formas, instrumentos e linguagem adequados”. A seção recolhe as experiências mais significativas no campo da evangelização, colocando-as à disposição da Igreja inteira.

Como membros desse Dicastério, os nomeados são convocados para as assembleias ordinárias e, quando necessário, para eventos extraordinários.

Rolar para cima
Rolar para cima