30 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Dom Jaime Spengler é eleito presidente do Celam

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi eleito, nesta quarta-feira, 17 de maio, para presidir o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) no quadriênio 2023-2027. A eleição se deu na 39ª Assembleia Geral Ordinária do organismo que acontece em Aguadilla, em Porto Rico, de 16 a 19 de maio de 2023.

Dom Jaime, após ser eleito, disse acolher a indicação da Assembleia do Celam em espírito de obediência e também orientado pela fé para assumir a presidência do organismo no próximo quadriênio. O presidente da CNBB também falou do papel do Conselho. “É um conselho episcopal, e como conselho tem a missão de favorecer a caminhada evangelizadora da Igreja no continente Latino-Americano e Caribenho”.

O novo presidente do Celam disse que assumirá esse serviço atento à orientações do magistério da Igreja e do Papa Francisco e também aos sinais dos tempos, aos desafios que a cultura e o mundo apresentam. “Oxalá possamos corresponder à altura daquilo que a Assembleia hoje pede de nós, presidência do Celam. Peço a oração e solidariedade”, disse afirmando ainda querer contar com os leigos, religiosos, clero, diáconos permanentes, presbíteros e bispos nesta missão.

Para a primeira vice-presidência, os bispos elegeram dom José Luis Azuaje Ayala, arcebispo de Maracaibo, na Venezuela. A segunda vice-presidência do organismo será ocupada por dom José Domingo Ulloa Mendieta, arcebispo do Panamá. Para a função de secretário-geral do organismo, foi eleito o dom Lizardo Estrada Herrera, bispo auxiliar de Cuzco (Peru). Dom Santiago Rodríguez, bispo de São Pedro de Macorís, foi eleito como presidente do Conselho de Assuntos Econômicos.

 

Texto: CNBB (cnbb.org.br)

Rolar para cima
Rolar para cima