13 de abril de 2024

Jundiaí /SP

Dom Arnaldo inicia Visitas Pastorais Missionárias

Para o ano de 2024 o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, programou visitar entidades, associações e movimentos eclesiais e paróquias.

 

A Associação Retorno à Vida – Comunidade Neftai, acolheu o Bispo Diocesano, no dia 19 de março. Dom Arnaldo foi acompanhado pelo Pe. Luiz Carlos Dias Aranha, pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, de Jundiaí, e assessor eclesiástico  diocesano das Comunidades Terapêuticas.

A Comunidade Neftai é uma Associação sem fins lucrativos, que com seu trabalho ajuda na restauração da vida de jovens e de suas famílias. Uma luta contra o vício do álcool e das drogas. Luta por um mundo melhor, sem álcool, sem drogas, sem famílias destruídas, sem jovens perdidos e sem sonhos, sem derrotas, pois, acredita que não foi para isso que Deus nos dá a vida.

Com Informações do Padre Luiz Carlos Dias Aranha

 

E nesta quinta-feira, dia 21, Dom Arnaldo visitou a Sociedade São Vicente de Paulo, que está presente em Jundiaí há mais de 100 anos.

Dom Arnaldo  visitou algumas unidades vinculadas ao Conselho Central de Jundiaí da Sociedade de São Vicente de Paulo como forma de conhecer o trabalho de todas as entidades assistenciais parceiras da Cáritas Diocesana.

Logo às 9h, Dom Arnaldo foi recebido na reunião da Conferência Nossa Senhora de Fátima, na Vila Hortolândia, onde pode conhecer a organização e os trabalhos desenvolvidos pelos membros. As Conferências Vicentinas são a base do trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo, tem como objetivo organizar o serviço prestado por seus membros às famílias assistidas. Além de atuar em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas em apuros, os vicentinos procuram encontrar formas de promoção para as pessoas que ajudam.

Foi com esse objetivo que a Conferência Nossa Senhora de Fátima inscreveu o assistido Leonardo (que ficou paraplégico após acidente de moto) para um projeto social, onde solicitou ferramentas e móveis para a montagem de uma oficina de conserto de celulares, dentro da sua própria casa. Dom Arnaldo pode conhecer a casa do Léo e abençoou a casa e o trabalho dele.

Dom Arnaldo e o Pe. Clovis Wilson Fontenla, assessor espiritual do Conselho Central de Jundiaí, visitaram as instalações do Centro de Formação Antonio Frederico Ozanam, localizado no Bairro dos Fernandes, espaço destinado as formações e confraternizações da instituição, e também local onde eram realizados projetos sociais voltados às crianças e adolescentes, até o ano de 2020.

Em seguida, junto com o presidente do Conselho Central de Jundiaí, Aldo Fonseca, e membros da diretoria, seguiram para a sede administrativa localizada no centro de Jundiaí, local onde acontecem as reuniões mensais e todo o trabalho administrativo das unidades vinculadas.

Para finalizar, o Bispo almoçou e conheceu as instalações da Cidade Vicentina Frederico Ozanam, fundada em 1938, para abrigar famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 1978, passou a ser um lar de idosos, conhecidos como Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI). É uma obra unida ao Conselho Central de Jundiaí, com capacidade para atender 130 idosos, sendo 100 em período integral e 30 no Projeto Centro Dia.

Colaboração: Secretaria do Conselho Central da SSVP

Visita a Comunidade Neftai – 19 de março

Sociedade de São Vicente de Paulo – 21 de março

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima