20 de abril de 2024

Jundiaí /SP

Dom Arnaldo inicia novo ciclo em sua missão de evangelizar

Primeiros atos

Novo Bispo tem encontro com os padres da Região Pastoral 8 em Salto

Nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, reuniu-se pela primeira vez com os padres da Região Pastoral 8. O Bispo emérito Dom Vicente também esteve presente.

O encontro, que foi realizado na Ermida da Mãe Peregrina, um anexo da Igreja matriz da Paróquia Cristo Rei, iniciou com oração e acolhida ao novo Bispo, presididas pelo pároco local, Padre Antônio Carlos dos Santos.

Na sequência, Dom Arnaldo fez uma apresentação sobre sua caminhada presbiteral e episcopal, no que foi seguido por cada um dos presbíteros presentes, os Padres Antonio Carlos dos Santos, Luís Ricardo da Silva Gracio, Luiz Marin, Agnaldo Tavares Ribeiro, Cézar Augusto Paiva, Carlos Aparecido Marchesani, Joaquim Gonçalves Cruz, Elias Pavan, Alberto Simionato, John Brown Figueroa Gomez e Lincon de Paula Silva, ambos da Aliança da Misericórdia.

O encontro terminou com um almoço fraterno.

A Região Pastoral 8 compreende 5 paróquias e uma Quase-paróquia, localizadas na cidade de Salto: Paróquia Cristo Rei, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, Paróquia São Benedito, Paróquia São Roque e Quase-Paróquia Santa Cruz.

Colaboração: Padre Antonio Carlos dos Santos

Dom Arnaldo realiza sua primeira visita ao Seminário como Bispo Diocesano

Na tarde do mesmo dia 18 agosto, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto realizou sua primeira visita oficial ao Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro. Ele foi acolhido fraternalmente pelos 42 seminaristas das três etapas formativas, assim como pelos Padres formadores: Pe. Paulo Eduardo, Reitor das etapas do Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia), Pe. Lupércio Martins, Reitor da etapa Propedêutica, e Padre Samuel Romão, Diretor Espiritual Residente.

O novo Bispo de Jundiaí visitou as dependências do Seminário iniciando pela casa “Dom Joaquim Justino Carreira”, onde residem os seminaristas da etapa Propedêutica, passando à casa “Dom Gabriel Paulino Bueno Couto”, em que residem as etapas do Discipulado e da Configuração, e as áreas comuns e de serviço, também as salas do Instituto de Filosofia Pe. Eugênio Inverardi.

Em seguida, celebrou a Santa Missa com os seminaristas e, tendo recebido oficialmente as chaves do seu seminário, externou que “em troca vocês recebem as chaves do meu coração”.

Na homilia refletiu, a partir da leitura do Profeta Ezequiel, que só Deus em sua grandiosidade é capaz de firmar e de cumprir aquelas promessas ditas pelo profeta, principalmente: “Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; porei o meu espírito dentro de vós… (Ez 36,26-27).

Após o jantar, reuniram-se num ambiente de fraternidade e descontração, ocasião em teve seu primeiro contato paternal com os seminaristas e com os Formadores. Dom Arnaldo respondeu às perguntas dos seminaristas tendo a possibilidade de contar um pouco sobre sua história vocacional e experiência pastoral, incentivando todos a viverem na hospitalidade e fraternidade, deixando uma mensagem de incentivo e perseverança aos seus seminaristas.

Colaboração: Pascom do Seminário Diocesano

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima