3 de dezembro de 2022

Jundiaí /SP

Dom Arnaldo e Dom Vicente participam em Olinda do 18º CEN

Dom Arnaldo Carvalheiro e Dom Vicente Costa, respectivamente Bispo Diocesano e Bispo emérito de Jundiaí já estão em Olinda (PE), onde participam do 18º Congresso Eucarístico Nacional. Acompanha os bispos, o Padre Leandro Megeto.

Eles se juntam aos mais de 200 bispos e mil padres que também se inscreveram para o encontro.

Até o próximo dia 15, Pernambuco sedia a 18ª Edição do Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que tem como tema central “Pão em todas as mesas”, com o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, busca proclamar a Eucaristia e a crença de que a hóstia é o corpo de Cristo.

Na noite de ontem, aconteceu a celebração de acolhida dos Bispos e do Legado pontifício, Cardeal Antônio Marto, Arcebispo emérito da Diocese portuguesa de Leiria-Fátima e enviado especial do Papa Francisco para o Congresso. Ele é o representante oficial do Vaticano nas celebrações. Acompanhando Dom Marto, estiveram presentes na celebração o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, João Campos.

Os bispos visitaram o túmulo de Dom Hélder Câmara e receberam uma cruz peitoral, réplica da Cruz que dom Hélder Câmara usava, nos informa o Padre Leandro Megeto.

Na manhã deste sábado, dia 12, houve missa celebrada na capela montada no Centro de Convenções. No mesmo horário e também dentro do pavilhão do Cecon, serão reabertas ao público a Exposição Testemunhas de Santidade, a mostra das Pastorais Sociais e a feira.

O grande marco do Congresso será a inauguração, na próxima terça-feira da Casa Pão, um local que funcionará no centro e receberá a população de rua para refeições e cursos profissionalizantes.

A programação do evento contará com missas, catequeses, feira católica, apresentações culturais, exposições e simpósio teológico. Dividido em três locais, a maior parte das celebrações ocorre no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda. Teatro Santa Isabel e Marco Zero também serão palco das celebrações.

De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, responsável pelo evento, a expectativa é que 15 mil pessoas participem do congresso.

O encontro católico tem o apoio da Base Regional da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), que compõe as Províncias Eucarísticas dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima