3 de outubro de 2023

Jundiaí /SP

Dom Arnaldo celebra a Instalação da Quase Paróquia Maria de Nazaré em Cabreúva

No 6º Domingo do Tempo Comum, dia 12 de fevereiro, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano de Jundiaí, presidiu a Santa Missa de Instalação da Quase Paróquia Maria de Nazaré, em Cabreúva, bem como, a posse Canônica de seu primeiro Administrador Paroquial, Padre Wanderson Cintra Silva, e a elevação da antes Capela de Nossa Senhora Maria de Nazaré para a categoria de Igreja Matriz. Além do Padre Wanderson, Márcio Alexandre  Marcondes dos Santos também recebeu a provisão de Diácono Permanente designado para a quase paróquia.

Concelebraram com Dom Arnaldo a Santa Eucaristia, os padres Lupércio Batista Martins, chanceler do Bispado; Pe. Marcos Adriano Paulino e Carlos José Virillo respectivamente, moderador e ecônomo da Cúria Diocesana; Pe. Joaquim de Souza Filho, Pároco da Paróquia Jesus de Nazaré, e o Pe. André Aparecido Monteiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José, de Jundiaí.  Auxiliaram os diáconos permanentes Roberto Kenji Horii e Luiz Carlos Oqüendo Cabrero.

Grande número de fiéis representantes das comunidades locais, autoridades civis, familiares e amigos do Padre Wanderson compareceram.

Após muita reflexão e aprovação do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores, a nova paróquia tem seu território desmembrado da Paróquia Jesus de Nazaré, sendo constituída por cinco comunidades, a saber: Comunidade Maria de Nazaré (Matriz), Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida e Comunidade Senhor do Bonfim.

A data marcou o início da caminhada para viabilizar a criação nova paróquia, “que será em breve”, disse Dom Arnaldo. A notícia em muito alegrou os fiéis diocesanos presentes à celebração.

Durante a Missa, Pe. Wanderson professou a sua Fé, bem como renovou suas promessas sacerdotais. Ele também recebeu os Livro dos Santos Evangelhos, sendo lembrado da sua missão de ser proclamador e mensageiro da Palavra em todos os momentos de seu Ministério Pastoral, e as chaves do Sacrário. Num gesto de pai que acolhe, cuida e protege seu filho, Dom Arnaldo abraçado ao presbítero o acompanhou e rezou com o sacerdote diante da pia batismal e na Capela do Santíssimo Sacramento.

Em sua homilia, o Pastor da Diocese declarou que todos ali estavam colhendo os frutos do trabalho de tantas outras pessoas que o precederam, entre esses o Monsenhor André Mortari, Dom Joaquim Justino Carrreira e tantos fiéis que, de alguma forma, contribuíram para o progresso missionário da Comunidade. E ao refletir as leituras proclamadas, destacou três pensamentos, sendo o primeiro: “A única vida que vale a pena ser vivida é a vida de Jesus”, depois, “Se queremos atingir a maturidade na fé, todos nós devemos procurar ser justos e empenhar-se em praticar a justiça” e, por fim, exortou a cada um a “deixar-se seduzir pela sabedoria do alto, invocando diariamente o Espírito Santo”.

A liturgia da Igreja também convida os fiéis para celebrarem a fé nos santos padroeiros. Nesse sentido, durante o rito do ofertório, membros das comunidades que agora compõem a nova quase paróquia, em procissão, entraram no templo com as imagens dos cinco padroeiros. Vale destacar que a festa do padroeiro paroquial será celebrada em todo o dia 8 de setembro.

Ao final da celebração foi lida a Ata de Criação da Quase Paróquia Maria de Nazaré, que foi assinada pelo Bispo Dom Arnaldo, presbíteros e representantes da comunidade local.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima