28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Dom Arnaldo Carvalheiro faz a primeira visita a Jundiaí após sua nomeação como Bispo Diocesano

Entre os dias 27 e 28 de junho, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto fez a primeira visita à Diocese de Jundiaí como Bispo Diocesano. Acompanhando-o estavam dois padres e um leigo da Diocese de Itapeva, diocese da qual Dom Arnaldo era Bispo até o dia 15 de junho, quando foi publicada a nomeação feita pelo Papa Francisco. Eram os padres Márcio Dias, Vigário Geral de Itapeva e João Victor F. Bonzanini, coordenador diocesano de pastoral, e o leigo e agente da Pascom diocesana Bruno Lima.

Da Diocese de Jundiaí, acompanharam toda a visita Dom Vicente Costa, agora Administrador Apostólico, Padre Leandro Megeto, coordenador da Ação Evangelizadora e Padre Carlos José Virillo, ecônomo da Cúria Diocesana.

O primeiro lugar que visitaram foi a Catedral Nossa Senhora do Desterro, onde foram recebidos pelo pároco Padre Adriano Luís Zucculin e o vigário Padre Wellington Felício da Silva. Dom Arnaldo conheceu as dependências da Catedral, especialmente a cripta onde rezaram pelas almas dos anteriores bispos diocesanos ali sepultados: Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Dom Roberto Pinarello Almeida e Dom Amaury Castanho. Por fim, visitou o memorial Dom Gabriel, nosso primeiro bispo que está em processo de beatificação.

Em seguida, Dom Arnaldo foi ao Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, onde foi calorosamente recebido pelos seminaristas e formadores. Após conhecer as dependências do Seminário e partilhar um delicioso café da tarde, o Bispo dirigiu aos seminaristas palavras de ânimo e encorajamento na vocação. Ele compartilhou um pouco da própria experiência vocacional contando que sempre ouviu a voz do Senhor dizendo: “Não tenha medo”.

O Seminário presenteou Dom Arnaldo com uma cesta de produtos da “Terra da Uva”, como Jundiaí é conhecida.

O dia terminou na Casa dos Presbíteros São João Maria Vianney, no bairro Currupira, onde moram oito presbíteros sob a coordenação do Padre Jorge Demarchi. Ali, Dom Arnaldo concelebrou a missa. O dia terminou com a reunião do Colégio de Consultores.

O dia 28 começou com a visita de Dom Arnaldo à Cúria Diocesana. Ele passou em cada setor de trabalho e cumprimentou os colaboradores.

Na Cúria, aconteceu também uma coletiva de imprensa com Dom Arnaldo e Dom Vicente, da qual participaram veículos da imprensa local e a Pastoral da Comunicação Diocesana (Pascom), representada pelo coordenador Edinei Antony Almeida Souza, pelo assessor, seminarista Douglas Fagundes e alguns agentes das Pascom’s paroquiais. Aos comunicadores, Dom Arnaldo contou como foi que recebeu a nomeação para a Diocese Jundiaí e as expectativas para essa nova missão. A coletiva foi conduzida pelo Padre Adriano Luís Zucculin, responsável pelo Setor de Comunicação e Porta-voz da Diocese de Jundiaí.

A manhã terminou com uma reunião privada entre o novo Bispo e todo o clero Diocesano.

Pela tarde, aconteceu a visita à Prefeitura de Jundiaí e o encontro com o Prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado da Primeira-dama Vanessa. Após a Prefeitura, Dom Arnaldo visitou as irmãs do Carmelo de São José. O dia terminou com a missa na residência episcopal.

 

Já na manhã do dia 29, Dom Arnaldo e Dom Vicente participaram da reunião da Província Eclesiástica de Sorocaba que aconteceu na Paróquia Nova Jerusalém, em Jundiaí. Dela participam as Dioceses de Itapetininga, Registro, Itapeva, Jundiaí e Sorocaba.

Após estes dias intensos, Dom Arnaldo retorna para Itapeva até o dia 13 de agosto, quando se muda para Jundiaí definitivamente para iniciar a missão como Bispo Diocesano.

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima