Conhecer e aprofundar as propostas do Papa Francisco sobre o Pacto Educativo Global e a Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema é “Fraternidade e Educação” e as mudanças institucionais na educação básica buscando a implementação de uma educação integral, no exercício da cidadania, solidariedade e no cuidado da casa comum.
JUSTIFICATIVA: O Papa Francisco, no dia 15 de outubro de 2020, lançou o Pacto Educativo Global, propondo ao mundo todo uma aliança em prol de uma educação de qualidade.
Em sua mensagem, o pontífice ainda lembra da importância da educação como um ato de esperança, um“… antídoto natural à cultura individualista…” e que, por esse motivo, devemos nos comprometer com os seguintes compromissos para tornar possível a busca do bem comum através das práticas educativas.
7 compromissos do Pacto Educativo Global
- Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo
- Ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens a quem transmitimos valores e conhecimentos
- Favorecer a plena participação das meninas e adolescentes na instrução
- Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador
- Educar e educarmo-nos para o acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados
- Encontrar outras formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso
- Guardar e cultivar a nossa casa comum, protegendo-a da exploração dos seus recursosPor sua vez, a CNBB, alinhada com a proposta do Papa Francisco para o pacto educativo global, propôs para a Campanha da Fraternidade de 2022 refletirmos sobre a “Fraternidade e educação”, tendo como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).
Assim sendo, a proposta é refletir a partir dos documentos referenciais sobre uma educação inclusiva e integral que forme para a cidadania solidária e o cuidado com a casa comum.