15 de agosto de 2022

Jundiaí /SP

Diocese recebe visita de religiosas da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria

Na manhã desta sexta-feira, 5 de agosto, Dom Vicente Costa, Administrador Apostólico da Diocese de Jundiaí, recebeu a visita das Irmãs Helena Teixeira e Teresa Mueller, respectivamente Provincial e vice-provincial da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria.

As religiosas vieram de Maringá, no Paraná, onde fica a casa Provincial da Congregação, para visitar a Irmã Lucila Barbosa de Souza, MM, que está em missão em nossa Diocese e reside na casa episcopal. A previsão é que elas permaneçam em Jundiaí até amanhã, dia 6. O encontro, para além da visita fraterna, tem por finalidade fortalecer o carisma missionário das religiosas e a Diocese de Jundiaí.

Sobre a Congregação:

A Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria fui fundada pelo Bispo Diocesano Dom Wilhelm Berning, em Osnabrück, na Alemanha, em 25 de março de 1920, logo após a primeira Guerra Mundial e durante a pandemia da Gripe Espanhola.

“Na época da fundação, a Alemanha vivia a pobreza do pós-guerra, os horrores da Pandemia e as Diásporas – `Poucos católicos dispersos entre os Luteranos`. O Bispo precisava de irmãs para ajudar o povo sofrido desta região. Encontrou e acolheu seis moças alemães que se preparavam para serem irmãs Maristas na França e convidou as jovens para iniciar a nova Congregação. As missionárias de Maria deveriam estar abertas para trabalhar na dispersão do povo alemão e nas missões estrangeiras, para procurar e buscar salvar o que estava perdido, num espírito de amor, paz e alegria”, nos conta irmã Helena.

Tendo por lema “Caritas Chisti Urget”– “O amor de Cristo nos impele”, fazendo Tudo para a Maior Glória de Deus a exemplo de Maria Santíssima, o fundador quis que as irmãs fossem alegres, disponíveis e orantes.

No Brasil, a Congregação conta atualmente com 56 religiosas, que estão distribuídas por seis estados brasileiros e duas comunidades no Paraguai. Nossa Irmã Lucila é a única representante presente no Estado de São Paulo.

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima