30 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Diocese presente na abertura da 11ª Semana do Corpo Humano na FMJ

O Diácono Permanente e médico Moacir Rodrigo Francisco de Paula representou a Capelania Hospitalar da diocese de Jundiaí na abertura da 11ª Semana do Corpo Humano, dirigida aos alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). O evento que acontece há 13 anos, neste ano de 2022 teve por tema o “Sistema Circulatório”.

A solenidade de abertura contou ainda com as presenças do professor idealizador do projeto, Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho, do diretor da instituição, Evaldo Marchi, e do Dr. Marco Antônio Dias, cardiologista, que palestrou sobre aterosclerose. Também fez parte da mesa diretiva, a Profa. Iraides Nunes, representando o corpo docente e a aluna do 2º ano representando a corpo discente, Beatriz Oliveira Vanini.

Na oportunidade, o Diácono Moacir ressaltou a importância do evento na formação dos futuros médicos, destacando que o corpo humano não é só matéria, mas também espírito; que a vida é dom de Deus, sendo o homem criado por Deus a sua imagem e semelhança ( Gn1,26). E afirmou que no mundo de hoje, secularista, materialista, hedonista, competitivo, maniqueísta, a preocupação da direção e docentes, em acreditar na força da espiritualidade na humanização do homem é qualidade imprescindível a todos, muito mais no médico e profissionais de saúde que atuam junto aos que estão em situação de sofrimento.

Ao citar Santo Inácio de Loyola, (EE 46), lembrou que o homem foi criado para louvar, reverenciar e servir a Deus, Nosso Senhor, e assim salvar a sua alma. E as outras coisas sobre a face da terra são criadas para o homem alcançar, para o que foi criado.

Encerrando sua participação no evento, o Diácono proclamou a  Palavra de Deus, seguida de breve homilia e a Bênção Final.

.

 

Rolar para cima
Rolar para cima