18 de abril de 2024

Jundiaí /SP

Diocese lança Campanha: Adote um Jovem…Adote uma Pessoa Idosa

“Se os jovens e os velhos se abrem ao Espírito, ambos produzem coisas maravilhosas”.

( Papa Francisco, Christus  Vivit – 192)

Padre Antonio Ferreira e equipe de coordenação do Setor Juventude

É com grande alegria que a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) e o Setor Juventude da Diocese de Jundiaí lançam a Campanha: “Adote um(a) Jovem…Adote uma Pessoa Idosa”, inspirada pelo Papa Francisco, que destacou a relação entre os jovens e os idosos, dedicando um trecho na Exortação Apostólica Christus Vivit, bem como convocando o 1° Congresso Internacional da Pessoa Idosa, enfatizando a importância de um “Encontro entre Gerações”.

Com a parceria da PPI e Setor Juventude, apoio de Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, e aprovação do Conselho da Ação Evangelizadora nasceu o Projeto: ” Encontro de Gerações” e a Campanha que visa a evangelização e cuidado da juventude e dos idosos na Diocese, além de promover ações sociais.

Em meio a pandemia, no tempo do Natal e fim de ano que se aproxima, os jovens e idosos são convidados a promoverem a “Cultura do Encontro”, por meio de uma ligação comum, video-chamada, enviando uma mensagem ou até mesmo escrevendo uma carta, bilhete ou cartão.

Nos dias 24 e 25 de dezembro de 2020, os jovens adotarão uma pessoa idosa, transmitindo uma mensagem de alegria e vitalidade.

Entre os dias 30 e 31 de dezembro de 2020, será a vez dos idosos adotarem um jovem, oferecendo- lhes um conselho e ou uma mensagem de esperança.

Alzira Martins, coordenadora diocesana da PPI, destaca: “não é só a pessoa idosa que se sente isolada, muitas vezes o jovem também se encontra em situação de solidão. Essa troca de experiências e mensagens ajudarão a ambos! Que essa Campanha se estenda além desse tempo e cresçam vínculos de confiança, proximidade e amizade”.

Diácono Mauro Nunes.

O lançamento oficial da Campanha foi no domingo, dia 20 de dezembro, via live, transmitida pelo canal do Setor Juventude no Youtube. E na primeira ação dessa campanha, 50 Pessoas Idosas da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Cajamar, foram adotadas. Elas receberam um panetone e um cartão de Natal, com dedicação pessoal do Diácono Permanente Mauro Nunes, assessor eclesiástico da Pastoral Diocesana da Pessoa Idosa, além de mensagem de agentes da PPI, catequistas e jovens que participaram da ação.

Em 2021, a Paróquia Nova Jerusalém, em Jundiaí, com apoio do Pároco, Padre Leandro Megeto, acolherá o Projeto Semente (Piloto): “Encontro de Gerações”, que após implementação será modelo para a Diocese.

O Setor Juventude a Pastoral da Pessoa Idosa desde já agradecem a todos envolvidos na Campanha e Projeto pela acolhida, elaboração, disponibilidade e participação.

Adote você também um Jovem ou uma Pessoa Idosa da sua família, 

paróquia ou comunidade local!

 

Colaboração: Adriana Cássia dos Santos

Colegiado Diocesano do Setor Juventude.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima