18 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Diocese esteve presente no 10º Sulão de Catequese

No último final de semana, de 17 a 19 de novembro, os cinco Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB) que fazem parte do ‘Sulão’ se encontraram em Aparecida (SP) para o 10º encontro, que teve como tema: “Ministério e missão eclesial” a partir do encontro de Zaqueu com Jesus.

Os cinco Regionais são: Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul), Regional Sul 1 (São Paulo), Regional Sul 2 (Paraná), Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul), Regional Sul 4 (Santa Catarina).

Dom Wilson Luís Angotti Filho, Bispo da Diocese de Taubaté e referencial da Animação Bíblico Catequética do Regional Sul 1 e Dom Jacinto Bergman, Bispo da Arquidiocese de Pelotas (RS) participaram.

Representantes da Diocese de Jundiaí.

A Diocese de Jundiaí foi representada pelo assessor diocesano para a Catequese, Padre Erickson Ramos da Silva, pelo coordenador diocesano, Rodrigo Marques, e pelos membros da Comissão Diocesana Pastoral para a Animação
Bíblico-Catequética (Comissão ABC) Antônio e Silvana – coordenadores diocesanos do nível Batismo.

Neste encontro, os catequistas representantes das dioceses desses regionais, em comunhão, levaram os resultados do estudo do tema que refletiram nos últimos anos, buscando refletir novos caminhos para a Iniciação à Vida Cristã.

Em um primeiro momento, Victor Hugo Pereira Paiva, coordenador de pastoral e leigo da Diocese de Castanhal (Pará) refletiu sobre o “Ato de comunicar no ministério da Catequista” de uma maneira muito dinâmica e animada, confirma Pe. Erickson.

A reflexão seguinte foi apresentada pela teóloga, leiga e assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e pertencente da Diocese de Juiz de Fora (MG), Mariana Aparecida Venâncio,  com o tema “O Catequista a serviço da missão”.

No sábado, os participantes fizeram uma procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora Aparecida ao redor da Basílica. E no último dia do encontro,  Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, presidiu missa na Basílica e expressou a sua alegria em reunir as coordenações diocesanas da catequese na Casa da Mãe.

O 11º Sulão foi marcado para 2025 e será em Mato Grosso do Sul ( Regional Oeste 1).

Colaboração: Pe. Erickson Ramos da Silva

Rolar para cima
Rolar para cima