21 de fevereiro de 2024

Jundiaí /SP

Diocese celebra o encerramento do 3º Ano Vocacional

Enquanto a Graça faz o coração arder, a Missão faz os pés estarem a caminho, em movimento. Entre o coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo, temos a parada, o sentar-se à mesa, o pão repartido, a partilha, a comunhão, um gesto fundamental que faz os olhos se abrirem”
(Texto-Base do 3º Ano Vocacional, n.1).

 

Aberto na Solenidade de Cristo Rei, em 2022, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, o 3º Ano Vocacional do Brasil foi encerrado na mesma solenidade nesse ano, na Paróquia Cristo Rei, em Salto, também pelo Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. Da sua abertura ao seu encerramento muitas foram as experiências vividas entre os irmãos e irmãs diocesanos.

De modo especial, na Diocese de Jundiaí, três grandes iniciativas marcaram a vivência desse ano dedicado às vocações, as quais foram articuladas pela Comissão Diocesana para Serviço de Animação Vocacional (SAV-PV). São elas:

Peregrinação do ícone: a fim de que toda a Diocese de Jundiaí pudesse refletir sobre o contexto vocacional, o SAV-PV articulou um roteiro para que o ícone do Ano Vocacional pudesse percorrer todo o território diocesano e assim aconteceu: passou por todas as paróquias, várias casas religiosas e de acolhimento de menores, Novas Comunidades, pela casa episcopal e pelo Seminário Diocesano. Junto com o ícone foram enviados materiais com sugestões de orações e encontros; catequeses, adorações, visitas aos enfermos e entre outras atividades marcaram a passagem do ícone. Tudo isso foi possível graças ao trabalho em conjunto com o SAV Paroquial e a Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética (ABC).

Jornada pela Vida: num trabalho conjunto entre SAV-PV, Comissão ABC e Setor Juventude aconteceu a jornada que teve como foco a vida, as vocações, os jovens e a família. Foram momentos de refletir sobre essas realidades e a importância de cada uma delas para a Igreja. O período da manhã, após a caminhada, encerrou-se com a Feira Vocacional, com a presença de várias Ordens, Congregações e Novas Comunidades presentes na Diocese e também de outros lugares.

Implantação do SAV: como fruto desse 3º Ano Vocacional do Brasil, em comunhão com o Bispo Diocesano e o coordenador da Ação Evangelizadora, à época Pe. Leandro Megeto, foi decidido pela implantação do Serviço de Animação Vocacional em cada paróquia diocesana. Assim, até o momento esse serviço está presente em 26 paróquias. Aos poucos, a partir do despertar vocacional que esse Ano criou em nossa consciência pastoral, será implantado nas demais comunidades paroquiais.

Enfim, diversos outros momentos aconteceram e que certamente todos eles fizeram os corações arderem e, desde já, colocarem nossos pés a caminho.

“Manifestamos nossa gratidão a todos que se envolveram e permitiram que esse Ano Vocacional acontecesse em nossa Diocese e rogamos a Deus, por intercessão da Virgem Maria, a Senhora do Desterro, que continuem derramando as bênçãos e graças sobre todos os animadores vocacionais a fim de que continuarmos progredindo e tornando frutuoso o trabalho vocacional”, declarou o Pe. Rodolfo Cavallaro, assessor diocesano do SAV.

Fotos: Pascom da Paróquia Cristo Rei – Salto.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima