25 de setembro de 2021

Jundiaí /SP

Curso | Democracia: Transformações Sociopolíticas e Participação Social

OBJETIVO: Dialogar sobre os princípios basilares da democracia, desenvolvidos na longa trajetória da humanidade, através de um percurso histórico, filosófico, sociológico e político, à luz dos conceitos e fundamentos da Doutrina Social da Igreja.

 

JUSTIFICATIVA: Na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril de 2020, houve o lançamento da 6ª Semana Social Brasileira, com o tema: Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho, tendo como eixos: economia, democracia e soberania.

A democracia é indispensável na garantia de uma vida digna às pessoas no território onde vivem. Neste sentido, nos traz o número 407 do Compêndio da Doutrina Social da Igreja: “Uma autêntica democracia não é somente o resultado de um respeito formal de regras, mas é o fruto da convicta aceitação dos valores que inspiram os procedimentos democráticos: a dignidade da pessoa humana, o respeito dos direitos do homem, do fato de assumir o “bem comum” como fim e critério regulador da vida política. Se não há um consenso geral sobre tais valores, perde-se o significado da democracia e compromete-se a sua estabilidade”.

Assim, a CNBB ao propor a 6ª SSB convida-nos a refletir, compreender e exercitar a democracia em nossa sociedade, inspirados no discurso apresentado pelo Papa Francisco aos Movimentos Sociais: “Vós, organizações dos excluídos e tantas organizações de outros setores da sociedade, estais chamados a revitalizar, a refundar as democracias que estão a atravessar uma verdadeira crise. Não caiais na tentação da divisória que vos reduz a agentes secundários ou, pior, a meros administradores da miséria existente”. (Papa Francisco aos participantes no 3o Encontro Mundial dos Movimentos Populares, 5 de novembro de 2016, em Roma).

 

PÚBLICO-ALVO: Todas as pessoas que desejem conhecer e aprofundar a vivência da democracia como nos propõe Papa Francisco.

 

DURAÇÃO: 4 encontros semanais às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30 (2 horas cada encontro), totalizando 8 horas, nos dias 08, 15, 22 e 29 de setembro de 2021.

 

INVESTIMENTO: 100 (cem) por cento gratuito. Aqueles que desejarem e puderem contribuir com o trabalho do Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania podem fazer sua contribuição de qualquer valor para a conta bancária do Centro Diocesano de Formação para o laicato: Banco Bradesco, Agência: 3367, c.c. 14.757-5, Descrição: D. Amaury ou Pix: chave CNPJ: 50.982.214/0059-03

 

INSCRIÇÕES: Pelo e-mail, ou site: [email protected]

 

CONTEÚDO:

 

1ª AULA: Uma viagem no tempo: A construção da democracia na longa  trajetória da humanidade

Compreender o processo histórico que levou à constituição dos Estados democráticos.

 

2ª AULA: Sociedades democráticas: avanços e retrocessos

Entender os fundamentos sociológicos que embasaram a constituição de sistemas democráticos, com uma análise dos avanços e retrocessos na atualidade.

 

3ª AULA: Democracia: fundamento da Constituição Federal Brasileira

Apresentar os fundamentos legais do Estado Democrático de Direito no Brasil, embasados na legislação pátria.

 

4ª AULA:  O Sistema da Democracia no pensamento social da Igreja

Refletir sobre o pensamento da Igreja sobre a democracia a partir dos documentos pontifícios expressos no Compêndio da Doutrina Social.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Rolar para cima