12 de junho de 2021

Jundiaí /SP

CURSO: “A IGREJA E A SOCIEDADE: NA PERSPECTIVA DA 6ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA”

OBJETIVO: Compreender os objetivos das Semanas Sociais Brasileiras, promovidas  a partir da iniciativa da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, conjuntamente com as Pastorais Sociais e os movimentos populares, engajados nas ações de promoção da dignidade da pessoa humana, com enfâse  nas motivaçoes para a 6ª Semana Social Brasileira.

 

JUSTIFICATIVA: Desde 1991 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, através da comissão para Ação Sócio Transformadora, promove conjuntamente com as Pastorais Sociais da Igreja Católica e os Movimentos Populares  as Semanas Sociais Brasileiras. Tal realização tem inspiração nas Semanas Sociais europeias e busca refletir e organizar ações para superação de desigualdades que ferem profundamente a dignidade da pessoa humana e a vida em sociedade. Em 04 de maio de 2020, teve início a  edição da 6ª Semana Social Brasileira que tem como tema central: Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho. Uma inspiração a partir dos três “T”, que foram gestados no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o papa Francisco, em outubro de 2014, em Roma. No discurso Francisco convocou: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”. O Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania Dom Amaury Castanho, Diocese de Jundiaí, em comunhão com a Igreja Universal e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dará continuidade nas reflexões sobre os temas propostos para a 6ª Semana Social Brasileira…

 

PÚBLICO ALVO: Todas as pessoas que desejem conhecer e aprofundar o sentido do que significam para a Igreja as semanas sociais brasileiras.

 

DURAÇÃO: 4 encontros semanais as quartas-feiras, das 19:30h as 21:30h (2 horas cada encontro), totalizando 8 horas, nos seguintes dias 05; 12, 19 e 26/ 05.

 

INVESTIMENTO: 100 (cem) por cento gratuito. Aqueles que desejarem e puderem contribuir com o trabalho do Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania podem fazer sua contribuição de qualquer valor para a conta bancária do Centro Diocesano de Formação para o laicato: Banco Bradesco, Agência: 3367, c.c. 14.757-5, Descrição: D. Amaury

 

INSCRIÇÕES: Pelo e-mail, ou site: [email protected]

 

CONTEÚDO:

 

1ª AULA: Uma semana que inspira mudanças

Refletir sobre a origem e o desenvolvimento histórico das semanas sociais brasileiras, a partir de sua 1ª Edição em 1991,  apresentando principais aspectos propostos e os frutos alcançados.

 

2ª AULA: Fundamentos biblícos-teológicos das Semanas Sociais Brasileiras

Apresentar os fundamentos bíblicos teológicos dos temas propostos para as Semanas Sociais Brasileiras, especialmente quanto a sua 6ª edição: “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”.

 

3ª AULA: “Teto para quem?”

Dialogar com os participantes, sobre o direito a propriedade, como moradia digna para todos os filhos de Deus, com uma análise da real situação brasileira sobre os problemas habitacionais.

 

4ª AULA: A terra e o trabalho: dom de Deus para o homem

Refletir sobre a importância existencial da terra e do trabalho como dom gratuito de Deus, e por isso direito de todos os seus filhos, com enfâse nas principais políticas e possibilidades de sua garantia.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima