21 de junho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Corações que se dilataram, pés que se encontraram

No mês de agosto vivenciamos o Mês Vocacional que teve, nesse ano, uma motivação especial: o 3º Ano Vocacional do Brasil. Com o mesmo Lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33), os eventos do mês proporcionaram experiências que arderam os corações e colocaram os pés a caminho dos fiéis que deles participaram. Os resultados desses encontros foram vistos nos corações que se dilataram e nos pés que se encontraram com Deus e com os irmãos; momentos que edificaram a caminhada da Comissão Diocesana para o Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional (SAV-PV) que promoveu esses eventos.

A seguir, os momentos que marcaram o Mês Vocacional de 2023:

5 de agosto – Encontro com os novos Animadores Vocacionais: na Diocese de Jundiaí , o fruto do 3º Ano Vocacional do Brasil, será a implantação do SAV nas paróquias, com o objetivo de criar e fomentar o trabalho vocacional. Assim, realizou-se o primeiro encontro, de modo online, com os novos Animadores Vocacionais; encontro este de formação com indicações dos primeiros passos para os trabalhos vocacionais.

5 de agosto – Vigília Diocesana: em comunhão com os jovens que estavam na Vigília que acontecia em Portugal, durante a Jornada Mundial da Juventude, os jovens da nossa Diocese também estiveram reunidos numa noite de oração, louvor e adoração. No final desse encontro, que aconteceu em três lugares simultâneos, foi feito o chamado vocacional levando-os a refletirem sobre a vocação na qual Deus chama a cada um.

12 de agosto – Encontro de Namorados: para marcar a vocação matrimonial e a “família, fonte de vocações” (Lema do “Hora da Família”), foi promovido o 1º Encontro Diocesano de Namorados. Realizado na Paróquia Santo Antônio, Anhangabaú, Jundiaí, esse evento teve momentos de louvor, oração e reflexão sobre o matrimônio e contou com a participação de 28 casais da nossa Diocese.

 

19 de agosto – Café Vocacional: com o objetivo de celebrar o dom da Vida Consagrada, realizou-se o 1º Café Vocacional, na Casa das Irmãs Missionárias de Cristo. Esse evento se deu pelo encontro de religiosos de algumas Ordens e Congregações presentes em nossa Diocese, em comunhão com a CRB diocesana, proporcionando uma cultura do encontro, de comunhão e fraternidade entre àqueles que consagraram a vida em prol da construção do Reino de Deus.

 

25 de agosto – Hora Santa Vocacional: esse ano, como fechamento do Mês Vocacional, foi realizada a 2ª Hora Santa Vocacional. O objetivo foi reunir os animadores vocacionais presentes em algumas paróquias da nossa Diocese a fim de celebrarmos a vocação laical, uma vez que são chamados a serem sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14) em todos os ambientes que vivem. Estiveram presentes também algumas religiosas, fomentando a comunhão e a fraternidade entre a vida laical e consagrada.

Colaboração: Padre Rodolfo de Brito Cavallaro

Rolar para cima
Rolar para cima