27 de março de 2023

Jundiaí /SP

Congregação Mariana do Carmo celebrou centenário

No domingo, 11 de dezembro, a Congregação Mariana de Nossa Senhora do Carmo e Santo Alberto – também conhecida como Congregação Mariana do Carmo – celebrou uma missa nas intenções dos seus 100 anos de fundação, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Itu.

A missa foi presidida pelo padre Wagner Ferreira Pereira, assistente espiritual da Federação das Congregações Marianas da Diocese de Jundiaí, e concelebrada por vários sacerdotes: frei Rothmans Darles de Campos, Ocarm, prior da Igreja do Carmo e assistente espiritual da Congregação Mariana do Carmo; frei Alonso Malaquias, Ocarm; padre José Inácio Sonsini, Vigário na Paróquia São Judas Tadeu; Padre Wagner José Campopiano, LC, atualmente na Espanha; e com a participação dos Diáconos Tadeu Italiani, Francisco de Moraes e Estêvão Scalet.
A celebração também contou com a presença de autoridades da cidade, representantes de outras congregações da Diocese e do estado de São Paulo, congregados e povo em geral.

Ao final da missa foi descerrada uma placa dentro da igreja, em homenagem ao centenário da Congregação Mariana. O presidente da Congregação de Itu, André Arruda, agradeceu a todos os que contribuíram para que a missa fosse realizada e aos que sustentaram a liturgia: coroinhas, coral “Schola Cantorum”, equipe de liturgia, PASCOM e, principalmente, os que estiveram nos bastidores das festividades.

O presidente destacou que, “para nós, congregados, é muito importante celebrar não só o centenário, mas cada ano de existência da Congregação Mariana. É importante lembrar da contribuição que ela deu e continua dando à cidade de Itu, seja na manutenção do Ambulatório do Carmo, distribuindo medicamentos aos mais necessitados; seja com a Banda do Carmo, se apresentando na cidade e ensinando as pessoas a tocarem algum instrumento; seja na formação religiosa, por meio do seu jornal Salve Maria; e tantas outras atividades que ela promove. Como muitas associações religiosas da cidade que acabaram por falta de apoio da Igreja ou mesmo por desinteresse de seus associados, a Congregação Mariana também passou por momentos delicados, mas se mantém viva no seu ideal e colabora em muitas ações da Igreja do Carmo e da Paróquia da Candelária”, concluiu André Arruda.

Após a missa, foi oferecido um coquetel aos presentes, na sede social da Congregação Mariana do Carmo.

Fonte: Jornal A Federação

 

FOTOS: Juliano Christofoletti

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima