30 de junho de 2022

Jundiaí /SP

Começa a 59ª Assembleia Geral da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente, nesta segunda-feira, 25 de abril, a 59ª Assembleia Geral, com a primeira etapa do encontro, no formato virtual. Nosso Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, participa da vídeoconferência.

Ao todo, serão cinco dias de trabalho por meio da plataforma Zoom.  Uma segunda etapa já está prevista devendo acontecer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, de forma presencial, em Aparecida (SP).

O tema central da Assembleia: “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, está em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. Outros seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do Presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e para a Doutrina da Fé (CEPDF), estão na pauta do encontro, que só termina na próxima sexta-feira, dia 29.

Nesta etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB, outros 30 assuntos serão tema de estudo, comunicações, análises de conjuntura.

Será também nesta primeira etapa que os bispos se ocuparão de preparar as mensagens ao Papa, ao prefeito da Congregação para os Bispos e ao povo brasileiro.

As Assembleias Gerais da CNBB tradicionalmente são realizadas ao longo de dez dias e, neste ano, foram retomadas as agendas das visitas Ad Limina, quando os bispos visitam o Papa e os organismos da Cúria Romana.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima