23 de junho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Combate à fome será o tema da CF 2023

A Campanha da Fraternidade de 2023 (CF) debaterá o combate à fome no Brasil, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Em nossa Diocese, no último dia 10 de dezembro, o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, os Padres Joaquim de Souza Filho, Silvio Andrei e Juverci Pontes, a coordenação diocesana e representantes das 11 regiões pastorais da Diocese reuniram-se para estudar, refletir e planejar as ações que serão desenvolvidas neste ano, a partir do tema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB).

“Depois de dois anos de pandemia e o retorno gradativo, com encontros na modalidade on-line, este momento foi de muita alegria e ação de graças, pois foi o primeiro encontro a ser realizado pela equipe da coordenação da CF no formato presencial”, disse a coordenadora diocesana da CF, Gedivania da Silva Pereira.

O professor e Mestre Tiago Souza e sua esposa Isabelle Vanzeli aprofundaram o tema da “Fome” e partilharam a suas experiências e vivências. Tiago e Isabelle desenvolvem um trabalho na Diocese de Itapeva e vieram a Jundiaí a convite de Dom Arnaldo.

CF Diocesana conta com novo padre assessor e coordenadores regionais

A reunião também foi momento de agradecer o trabalho desenvolvido e a dedicação do Padre Joaquim Joaquim de Souza Filho, que esteve à frente da CF Diocesana desde 2021, anunciar o nome do novo padre assessor e eleger os novos coordenadores das 11 regiões pastorais que devem compor a equipe diocesana (confira abaixo).

Da esquerda para a direita: Pe Silvio, Pe Joaquim, Dom Arnaldo e Gedivania.

Dom Arnaldo apresentou o Padre Silvio Andrei Rodrigues, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Louveira.

Padre Silvio Andrei falou de seu sentimento ao receber o convite do Bispo para o exercício do ofício de assessor da CF. “ todas as vezes que agente é convidado para alguma missão na Igreja é sempre uma oportunidade para renovar o sim da gente a Jesus, ao chamado primeiro do Senhor: “vem e segue-me e eu vos enviarei”. Assim, acolhi o convite de dom Arnaldo, um chamado da Igreja, e disse sim”.

O presbítero também falou de sua expectativa para o exercício de mais essa missão “minha expectativa é a de me colocar a disposição para ajudar na caminhada e na vivência da Campanha da fraternidade, motivar as equipes paroquiais, as regiões, a nossa Diocese a acolher e a viver a Campanha da Fraternidade. Sempre gostei da Campanha da Fraternidade, pois acredito que a cada ano a Igreja, a sociedade tem a oportunidade de refletir temas pertinentes”, concluiu o Pe. Silvio.

Pe. Joaquim, Dolaine (Coordenadora Núcleo de Fé, Política e Cidadania D. Amaury Castanho), Gedivania (coordenadora da CF), o casal Tiago e Isabelle e filhos ( da Diocese de Itapeva), nosso Bispo Dom Arnaldo e Pe. Silvio Andrei, novo assessor eclesiástico da CF.

Ao final, a coordenadora diocesana observou que “O encontro reavivou o chamado a servir, a melhorar nossa percepção e sensibilidade do cuidado com os mais vulneráveis. Incentivou a buscar conhecimento e oportunidades de retomar as ações concretas que já possuímos e que estão estagnadas ou até mesmo o que estão deixando de existir, em vez de ficarmos criando coisas novas”, e concluiu: ” Se conseguirmos cultivar o que já plantamos, com certeza, no tempo de colheita obteremos bons frutos”, declarou Gedivânia.

Novos coordenadores regionais eleitos:

RP 1 – Cristiano dos Santos Barbosa

RP 2 – Edson Pereira dos Santos

RP 3 – Silvana Azevedo

RP 4 – Marli Aparecida de O. Fontes

RP 5 – Diácono Fernandes Luís Gomes

RP 6 – Francisco Eudes

RP 7 – Não tem representante

RP 8 – Rosana Pereira da Silva Vítor

RP 9 – Janira Rocha

RP 10 – Rosemeire Oliveira Vaz

RP 11 – Milton e Jessica

Rolar para cima
Rolar para cima