12 de junho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Claudio Finati é ordenado diácono

Na Vigília Eucarística da Imaculada Conceição celebrada solenemente no dia 7 de dezembro na Paróquia Nova Jerusalém, em Jundiaí, o seminarista Claudio Roberto Finati foi ordenado diácono transitório pela imposição das mãos de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano.

Estavam presentes seminaristas e formadores do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, presbíteros da Diocese, Dom Vicente Costa, bispo emérito, Pe. Márcio Odair Ramos, pároco da Paróquia Nova Jerusalém e Pe. Leandro Megeto, escolhido por Cláudio como padrinho de ordenação.

A presença especial e emocionante na celebração foram os três filhos de Cláudio: Débora, Juliana e Rafael, com os respectivos cônjuges, e o neto Gabriel. Cláudio sentiu o chamado para a vocação presbiteral em 2021, nove meses depois do falecimento de sua esposa Neusa. Como ele mesmo recordou, depois de achar que não haveria mais sonhos para sonhar, Deus sonhou para ele uma nova ‘aventura’. Aventura esta que ele escolheu como como lema diaconal: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9, 16).

A data marcada para a ordenação, a Vigília da Imaculada Conceição, é especial para o Diácono Cláudio porque a Virgem Maria sempre esteve presente na vida dele. Ele aproveitou para destacar que foi no dia 8 de dezembro que Kiko Argüello recebeu da Mãe de Deus a inspiração para “formar comunidades cristãs como a Sagrada Família de Nazaré que vivam em humildade, simplicidade e louvor. O outro é Cristo”, a essência do Caminho Neocatecumenal, um Itinerário de Iniciação Cristã que Claudio começou com a esposa há 48 anos, na Paróquia Nova Jerusalém. Foi com alegria que a comunidade na qual ele caminha há quase 5 décadas testemunhou o acontecimento da noite e acolheu a notícia de que o Diácono exercerá seu ministério na Paróquia Nova Jerusalém. Paróquia esta na qual Cláudio “nasceu”, quando ainda era a Capela Pai Manoel. Ali ele recebeu os sacramentos da iniciação cristã, frequentou o grupo de jovens, casou, educou os filhos na fé, viveu a fé na comunidade neocatecumenal, passou pela doença e morte da esposa e discerniu o chamado presbiteral.

Rolar para cima
Rolar para cima