28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Celebração de ação de graças pelos 60 anos do Movimento de Cursilho de Cristandade

Em 24 de Julho de 2022, a comunidade paroquial dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Santana de Parnaíba, comemorou os 60 anos do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) no Brasil, 54 anos de presença do Movimento na Diocese de Jundiaí e 19 anos de fundação do Setor paroquial.

A missa de ação de graças foi presidida por Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, atual Bispo Diocesano de Lorena e um dos maiores apoiadores do MCC e quem incentivou a abertura do Setor na Paróquia, em 2003. Dom Wladimir apoiou para a implementação do carisma do Movimento ” Evangelização dos Ambientes, e todas as atividades movidas pelo tripé Formação – estudo – ação”. É neste tripé de Cristão que se encontra toda a essência do Movimento de Cursilho de Cristandade. Concelebraram o pároco local, Padre Norberto Savietto, e o Padre Rafael de Araújo Santos, Vigário Paroquial da Paróquia Santa Ana, também de Santana de Parnaíba.

O MCC, que tem por característica principal a evangelização dos ambientes, especialmente os que os cursilhistas estão inseridos, vem refletindo em todas as suas instâncias, seja nacional, regional e diocesanas a “pedagogia do encontro”, proposto pelo Papa Francisco. Onde a Igreja é convidada, no seu todo, a viver a sinodalidade, a caminhar juntos, avaliando-se como Igreja, percebendo-se como cristão batizado e enviado à missão, desta forma os cursilhistas que já vivenciam a sinodalidade como missão foram instigados a não deixar nenhum irmão pelo caminho, propondo ações concretas a nível diocesano para resgatar os afastados, colocando-se cada vez mais a serviço da evangelização.

Colaboração: Antônio Aparecido Nunes – Vice-coordenador do MCC do Setor Santana de Parnaíba

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima