25 de setembro de 2021

Jundiaí /SP

Catequistas comemoram seu dia com Missa

Encerrando o Mês das Vocações, neste último domingo de agosto (29) celebrou-se o Dia do Catequista. Para marcar a data, o Papa Francisco instituiu o Ministério do Catequista, por meio da Carta Apostólica sob forma de motu próprio: Antiquum ministerium para reconhecer a dedicação e zelo com que esses muitos homens e mulheres apresentam a Palavra de Deus aos corações de crianças, adolescentes, jovens e adultos. O reconhecimento do Papa Francisco foi recebido com muita alegria por todos os catequistas que, na Diocese de Jundiaí, ganharam de presente um exemplar do documento.

Em nossa diocese, as comemorações foram antecipadas para o sábado dia 28, com a realização da 30ª Concentração Diocesana de Catequistas. A Celebração Eucarística que marcou a data foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, na Igreja matriz da Igreja Santo Antônio, em Jundiaí, e foi concelebrada pelo Padre Erickson Ramos da Silva, assessor da Comissão Diocesana Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.

Ainda sob as regras de restrição das autoridades sanitárias, por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o encontro reuniu apenas aos membros da Comissão Diocesana e um representante de cada uma das 66 paróquias da diocese. De suas Igrejas domésticas, os demais catequistas puderam acompanhar a Missa por meio das redes sociais da Comissão.

Entrega de certificados

Após a Missa, 14 alunos do Núcleo Diocesano de Formação para Catequistas São José de Anchieta, receberam seus certificados de conclusão dos cursos de Liturgia e Catequese; Doutrina e Catequese; Metodologia e Catequese; Sagrada Escrituras e Catequese.

E ao final, a Comissão Diocesana Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética fez o lançamento oficial do Concurso “desenhando São José”, destinado às crianças da pré-catequese (4 a 9 anos) e os adolescentes da Perseverança (12 a 14 anos).

A finalidade desta ação é a de aprofundar o conhecimento e a devoção a esse grande santo, Patrono da Igreja, e incentivar a leitura da Carta Apostólica Patris Corde, por meio da qual o Papa Francisco instituiu o “Ano de São José”.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Rolar para cima