A 21ª edição da feira da Cáritas Diocesana de Jundiaí foi
um gesto concreto de solidariedade e acolhida com as pessoas em situação de vulnerabilidade extrema.
A Cáritas Diocesana de Jundiaí em conjunto com as entidades beneficentes e pastorais sociais da Diocese de Jundiaí realizaram, no último sábado, dia 11 de novembro, a 21ª Feira da Solidariedade.
Para este ano, o tema escolhido veio de encontro com o lema do 7º Dia Mundial dos Pobres instituído pelo Papa Francisco: “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7), que será celebrado pela Igreja em todo o mundo, em 19 de novembro.
O Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, e o presidente da Cáritas, Pe. Joaquim de Souza Filho, abriram oficialmente o evento às 9h, na praça em frente da Catedral Nossa Senhora do Desterro, no centro e Jundiaí. Também marcaram presença os Padres Antônio Carlos dos Santos, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, e o pároco da catedral, Adriano Luís Zucculin.
Em suas palavras, Dom Arnaldo demonstrou toda a sua alegria. O Bispo se emocionou com o que viu: “Nunca vi esta praça tão bonita, ela está decorada de muita cor, sabor e de muitos sorrisos, que bom estarmos aqui. Como é boa a solidariedade!”, afirmou. “Solidariedade é sempre um ato de amor para com os pobres, os que estão à margem do caminho. Solidariedade não se faz só com a partilha de recursos, solidariedade se faz com arte, com música, com dança, com capoeira, artesanato, muita criatividade e ousadia”, completou.
A Feira da Solidariedade tem por objetivo apresentar para a sociedade o trabalho sócio promocional realizado na Diocese de Jundiaí, uma oportunidade para se conhecer melhor o trabalho das Pastorais Sociais e entidades beneficentes, conversar com os voluntários, conhecer as equipes, os diretores e para adquirir, nos estandes de exposição e vendas de produtos, pães e bolos das padarias artesanais, livros.
A Pastoral Diocesana da Saúde e Pastoral Diocesana da Criança marcaram presença oferecendo orientação sobre segurança alimentar e nutricional e prevenção da saúde da crianças, adultos e pessoas idosas.
Toda a renda obtida por meio da venda dos produtos permanece para a entidade para fins de manutenção dos trabalhos desenvolvidos.
Ao longo do dia, várias apresentações culturais foram realizadas pelas pessoas assistidas nas diversas organizações, como números de dança, música, coral, roda de capoeira, apresentação de karatê.
Confira, a seguir, as entidades beneficentes e pastorais sociais da Diocese de Jundiaí, que participaram do evento.
- Cáritas Diocesana de Jundiaí
- Aprendizado D. José Gaspar
- Associação Beneficente Rainha da Paz
- Associação Acolhimento Bom Pastor
- Casa do Senhor Jesus
- Centro Educacional João de Deus
- Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro
- Casa Santa Marta
- Centro de Defesa da Criança e Adolescente – CEDECA
- Centro Scalabriniano de Promoção ao Migrante – CESPROM
- Comunidade Casa Esperança e Vida
- Lar Nossa Senhora das Graças
- Programa de Atendimento e Integração do Menor – PAIM
- Serviço de Obras Sociais – SOS
- Associação Maria de Magdala e Pastoral da Mulher Santa Maria Madalena
- Pastoral da Criança
- Pastoral da Saúde
- Pastoral da Sobriedade
- Pastoral do Menor
- Pastoral do Migrante
- Pastoral da Fé e Política
- Pastoral da Pessoa Idosa
- Campanha da Fraternidade